Sunday, May 30, 2010

À descoberta do Palácio Beau Séjour no Dia do Vizinho

O Dia Europeu do Vizinho nasceu (em 1999 em Paris) com o intuito de realçar, numa época de acentuado anonimato e anomia social, a importância dos laços de vizinhança nas nossas áreas residenciais. Desde há alguns anos a esta parte a Associação de Moradores da Quinta da Luz celebra o Dia do Vizinho com este mesmo objectivo, isto é, lembrar os residentes da relevância que tem o espírito de vizinhança na construção de comunidades coesas, participativas e com qualidade de vida.
Este ano a AMQL celebrou o Dia do Vizinho organizando uma visita guiada ao Palácio Beau Séjour, em São Domingos de Benfica. À visita compareceu um grupo de moradores bastante interessados em descobrir os cenários naturais, patrimoniais e artísticos que revela este fascinante e oitocentista palácio lisboeta.

A visita guiada por Elisabete Gama, olisipógrafa (GEO, Gabinete de Estudos Olisiponenses/Câmara Municipal de Lisboa), constituiu uma viagem através de um século e meio de história da Quinta do Beau-Séjour, partindo dos seus jardins de flora exótica e estilo romântico parisiense, passando pela arquitectura e fachadas adornadas por azulejaria portuguesa até aos seus interiores pontuados pela decoração art noveau, entre outras. Destacam-se, neste capítulo, os artistas convidados pelos proprietários a empreender a remodelação nomeadamente: Rafael Bordalo Pinheiro, Maria Augusta Bordalo Pinheiro, Columbano Bordalo Pinheiro e Francisco Vilaça.

Em suma, os moradores da Quinta da Luz descobriram não apenas um espaço histórico e patrimonial mas igualmente um pólo cultural vivo e dinâmico de portas abertas à comunidade. Por estas razões, recomendamos vivamente não só a visita mas o acompanhamento assíduo das suas actividades científicas e culturais.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home