Saturday, October 28, 2006

da coragem de ser Cidadão...

O presente blog, conforme frequentemente sublinho, foi criado com o objectivo de constituir uma plataforma de comunicação, num tom saudável e de boa vizinhança, entre os moradores da Quinta da Luz, de modo a promover nestes uma melhor e mais informada relação com o espaço em que vivem. Por outro lado, porque muitos olhares atentos acrescentam definição e rigor a uma imagem, o blog é também um veículo que permite à Associação manter-se permanentemente informada sobre os diversos aspectos (positivos e negativos) que marcam o quotidiano do nosso bairro, possibilitando-nos accionar os mecanismos necessários que respondam às problemáticas com eficácia, muito embora, estas estejam frequentemente dependentes da dinâmica de outras esferas e instituições.
Assim, gosto de considerar o blog, um observatório, uma montra da área em que vivemos, que deve servir não apenas os seus residentes mas igualmente, a freguesia e a cidade mais alargada. Quem me conhece nestas lides associativas, sabe que sempre me bati por uma maior multivocalidade tanto na Associação como no Blog. Dando o meu rosto, e sem medo de ninguém. Porém, por mais que esbraceje, a participação é um recurso sempre escasso na nossa sociedade. Mas estou convicto igualmente, que determinadas entidades locais nos lêem e nos escrevem (agora) com regularidade.
De facto, a atitude subjacente ao blog inspira-se no móbil que orienta presentemente a AMQL: promover a reflexão, o debate saudável e a acção sobre o espaço em que vivemos, debelando ameaças e potenciando oportunidades, em nome da qualidade de vida e do desenvolvimento local.
Por outro lado, importa referir que não perfilhamos de todo a atitude NIMBY (not in my backyard). Temos um sentido fortemente apurado de interesse público que se manifesta de várias formas nas nossas acções e no blog. Veja-se o caso da recolha selectiva de lixos. Apesar das inúmeras queixas que recebemos sobre os efeitos nocivos do armazenamento de certos resíduos em casa e o acumular de sacos de lixo abertos junto ao parque infantil e dos bancos do jardim, que nos motivaram uma imediata e forte apreensão relativamente ao risco de saúde pública, não tomámos uma atitude de gratuito repúdio pelo novo sistema. Realizámos uma consulta/questionário de opinião, numa primeira fase, às torres Amadeu Gaudêncio, que exigiu um intenso trabalho aos associados responsáveis pela acção. As conclusões revelaram uma evidente e preocupante UNANIMIDADE. Apesar de se considerar que o processo de reciclagem se reveste de grande importância, da escala local à planetária, o presente sistema não se adequa a grande parte do bairro.
É neste sentido que, resultado de um franco e contínuo diálogo, sustentámos em reunião de Câmara e no blog alternativas que garantam a adequação do sistema às especificidades do edificado e a qualidade de vida local. Uma cidade que sabe ser contemporânea e sustentável, já não formata as vidas dos cidadãos através de uma cartilha. Essa cidade, tal como o pensamento único, estilhaçou-se na História. Hoje, cabe ao governo urbano reconhecer a cidade relacional dos actores, as necessidades e características do território, aprofundando e aplicando, sempre que possível, human centered systems, na sua intervenção.
Em suma, a A.M.Q.L. tem desenvolvido e continuará a desenvolver o diálogo e a sensibilização com os moradores, mostrando o seu rosto no terreno, na arena institucional e no blog, trabalhando com todos aqueles que num clima democrático, de civismo, de cordialidade e de coragem, contribuam para o sucesso do nosso bairro e do nosso futuro comum. É para isso que aqui estamos, com esta vontade simples mas olímpica, de sermos cidadãos... citius, altius e fortius...

1 Comments:

At 1:10 PM, Anonymous Anonymous said...

estive a ver o blog.
na minha opinião a existência da associação é importantíssima. Continuem.

 

Post a Comment

<< Home