Sunday, October 01, 2006

Recolha Selectiva de Lixos: ESCANDALOSO!!!!!!!!!!!!


Há largos meses que a Associação de Moradores da Quinta da Luz (A.M.Q.L.) tem chamado a atenção da Camara Municipal e Junta de Freguesia de Carnide para a grave situação de insalubridade urbana que ocorre no bairro consequência, em larga medida, do inadequado modelo vigente de Recolha Selectiva do Lixos.

Diversas reuniões em Departamentos Municipais e intervenções na Assembleia de Freguesia serviram para denunciar a escandalosa situação que tem afectado o quotidiano das nossas casas, dos nossos prédios e do espaço público que nos envolve. Contudo, no plano da acção nada mudou. Tudo na mesma como a lesma!!!!!!

Na última sessão da Assembleia de Freguesia um morador da Quinta da Luz e a A.M.Q.L. (uma vez mais), manifestaram a sua forte indignação perante o actual contexto. Como resultado, a posição deste orgão deliberativo ficou finalmente definida: a AF reconhece e sustenta a necessidade da reavaliação do actual modelo de recolha selectiva, que se revela inadequado às características físicas dos edifícios do bairro e à qualidade de vida dos seus moradores, sendo crucial que a solução a adoptar deva ser definida em conjunto com os referidos moradores.

As imagens ilustram claramente o dia-a-dia do nosso bairro desde que teve início a recolha selectiva. É possível observar os caixotes públicos super-lotados de sacos de lixo domésticos. Estes facilmente caem, vazando o seu conteúdo no passeio público, junto do Parque Infantil. De acordo com o testemunho de alguns moradores, já há quem congele o lixo em arcas frigoríficas quando as refeições são à base de peixe, para se evitar o odor nas exíguas cozinhas durante o fim-de-semana. Outras imagens serão inseridas no blog a seu tempo.


Efectivamente, estamos cansados de assumir a condição de COBAIAS de um Projecto Piloto sumariamente imposto, i.e., sem a participação dos cidadãos, sem informação e sensibilização, desfasado das características e necessidades do bairro e sobretudo, incapaz de se monitorizar com rigor.

2 Comments:

At 3:36 AM, Anonymous Anonymous said...

Junto a minha voz à vaga de indignação face às novas regras de recolha de lixo, impostas arbitrariamente pela CML, contra os interesses dos moradores da Quinta da Luz.
Com a situação criada regredimos mais de 20 anos na questão da limpeza urbana. Para constatar isto basta dar uma volta pelo bairro e ver o triste espectáculo.
Será que os responsáveis pelos serviços estão cegos ou não querem ver?

 
At 6:34 AM, Anonymous Anonymous said...

Estando de acordo com a desadequação do sistema de recolha de lixos implementado pela CML na Quinta da Luz e com as diligências efectuadas pela AMQL e JF no sentido de alterar esta situação, diligências que continuarão certamente a ser desenvolvidas até se conseguir encontrar a solução que melhor sirva os interesses dos moradores e contribua para a higiene e limpeza do nosso Bairro, não quero deixar passar esta oportunidade para, mais uma vez, alertar para o comportamento menos correcto de alguns moradores, que já se verificavam muito antes da implementação do actual sistema de recolha de lixo. Assim, eram colocados indevidamente sacos de lixo doméstico junto dos anteriores depósitos de recolha selectiva (papel, plástico) existentes no bairros bem como junto das papeleiras existentes no Jardim Bento Martins. Infelizmente continua a verificar-se o abandono no chão, de embalagens de cocacola, sumos, papel, sacos plásticos, embalagens de tabaco vazias, etc. Gostaria também de alertar para os donos dos cães que continuam sem limpar os dejectos dos seus animais, o que veda o acesso das zonas verdes às crianças do nosso bairro, que ainda são bastantes, impedindo-as de aí brincar. Todas estas atitudes dependem apenas da vontade individual de cada um de nós e podem modificar de forma considerável a limpeza e higiene do espaço público. Considerar o espaço público como local de partilha e como tal respeitar as normas que conduzem à manutenção da sua limpeza, é por certo uma medida positiva, que melhorará em muito o aspecto do nosso Bairro e que não depende de decisões da JF ou CML. Ponto em prática esta atitude cívica estamos a contribuir, em muito, para tornar mais aprazível o nosso Bairro. Entretanto continuaremos a empreender as acções necessárias para resolver o problema da recolha dos lixos.

 

Post a Comment

<< Home