Monday, October 09, 2006

Recolha Selectiva de Lixos IV


Deixamos algumas imagens que ilustram as evidentes limitações físicas das arrecadações de uma grande parte dos prédios da Quinta da Luz, e que impossibilitam o armazenamento dos contentores em condições regulares.






Apenas nas arrecadações onde foram efectuadas obras de ampliação é possível arrumar os contentores, embora fique sempre 1 contentor fora que se arruma algures no prédio (sff, não perguntar onde). Em certos casos, as administrações dispensaram o contentor por não o conseguirem arrumar, sujeitando-se frequentemente a situações de excesso de lixo.

Em alguns prédios é possível encontrar os contentores à porta dos elevadores.

1 Comments:

At 12:05 PM, Anonymous Anonymous said...

Caros Moradores,

Gostaria de partilhar convosco as minhas preocupações e apreensões, como residente do bairro da Quinta da Luz. Sem dúvida, que este espaço tem dado um contributo muito favorável à divulgação mas também, de discussão dos problemas do nosso bairro. Pois, é com a participação de todos, que o bairro conseguirá ultrapassar as dificuldades que vão surgindo.
Leio atentamente este blogg, defendo a participação pública, e todos os contributos possíveis por parte dos residentes, numa conveniente prática de cidadania. Mas caríssimos, desenganem-se se pensam que tal acontece na realidade. Como exemplo deste facto, vejam-se alguns dos comentários que são apresentados. Digo-vos, que só entendo tal forma de “contribuir”, por determinados interesses que tais pessoas possam ter na obstrução de uma conveniente engrenagem associativa, tão importante para que a Quinta da Luz, possa beneficiar de alguma tranquilidade, direi até, de alguma comodidade ao nível local. É um bairro com as suas próprias especificidades e dinâmicas próprias, que de algum modo, interage com os outros bairros contíguos.
Mas também sabemos, que não temos constituído prioridade no que diz respeito, a investimentos no bairro, por parte do actual executivo da Junta que, pela percepção que tenho tido, bem como informação que leio, coloca a representação da Quinta da Luz, por exemplo pela Associação de Moradores, num plano secundário, acabando por ser excluída de qualquer processo de discussão para não dizer de decisão, que digam respeito ao nosso bairro.
No seguimento do artigo, de que este comentário faz parte, revelo-vos mais uma vez a minha completa estupefacção. Não entendo, como foi possível ter sido aplicado o actual sistema de recolha de lixos. Segundo consta, é uma experiência-piloto. Mas porquê…? E porquê na Quinta da Luz? Alguém permitiu que os moradores servissem de cobaias, a este teste, que se tem vindo a mostrar deplorável.
A minha admiração continua, e demonstrando a minha surpresa questiono, como é que alguém com responsabilidade facultou a possibilidade a este ensaio…? Alguém, que poderá ser a Camâra Municipal de Lisboa ou/e a Junta de Freguesia de Carnide. É notório, que não conhecem as condições físicas dos edifícios, caracterizados por padrões do tempo em que foram construídos, há cerca de trinta anos. Quereria eu acreditar, e repito, que entidades com responsabilidades ao nível do poder local, efectuassem uma melhor averiguação dos hábitos e necessidades dos seus cidadãos, recorrendo às associações locais, neste caso, à Associação de Moradores que, seguramente acredito, pois é essa a sua função, deterão um conhecimento mais aprofundado das realidades locais.
Caríssimos, temos vivido com algum desconforto, em virtude das más resoluções tomadas para a Quinta da Luz, como a que hoje permanece.
Não gostaria de terminar, sem porém apelar à Associação de Moradores, que continuem com o excelente trabalho que têm vindo a desempenhar, nomeadamente no que se refere não só a este assunto da recolha dos lixos, bem como a outras questões pertinentes que se têm vindo a colocar no dia-a-dia do nosso bairro, e a todos nós residentes que possamos contribuir com o nosso apoio à Associação de Moradores, de modo a que persista o seu bom desempenho na representação dos moradores da Quinta da Luz.

 

Post a Comment

<< Home