Thursday, October 05, 2006

Recolha Selectiva de Lixos II

Quero aqui deixar um agradecimento a todos aqueles que, através deste espaço ou outro, nos têm deixado as suas opiniões. É também deste modo que a Associação se constitui representativa dos interesses de todos.
Vivemos actualmente o problema causado pelo novo sistema de recolha selectiva dos lixos que tem motivado comportamentos menos apropriados por parte de alguns moradores que se vêem confrontados com o armazenamento dos vários tipos de lixo e resíduos nas suas cozinhas de pequenas dimensões. Nas 13 torres, de construção ‘Amadeu Gaudêncio’, o espaço chega a ser apenas um corredor de cerca de 1x3m, inadequado portanto, à referida conservação forçada de lixos.

De acordo com as opiniões que nos têm chegado, o número de dias de recolha do lixo comum é manifestamente insuficiente provocando nos nossos ambientes domésticos graves problemas de salubridade relacionados com a presença prolongada dos lixos e os resultantes maus cheiros.
O espaço para o arrumo dos contentores necessários ao “sistema” não é suficiente e não tem qualquer tipo de arejamento.

Por vezes, os moradores são obrigados a usar um patamar no 8º piso pondo em risco a segurança na saída de emergência pelo telhado. Tudo isto, só para que o “sistema” funcione. Em outros edifícos os moradores são forçados a deixar o contentor à entrada impedindo a abertura regular da porta do elevador pondo, uma vez mais em risco a segurança do edifício. Tudo isto para que o “sistema” funcione. Esperemos que o “sistema” não custe demasiado caro aos moradores que se esforçam por mantê-lo. Entretanto, segundo dizem, os índices de reciclagem poderão subir um pouco mais com este “sistema”.

Levar connosco o nosso lixo para os bairros vizinhos é a alternativa de alguns, será solução?
Deixar o lixo nos cestos do jardim, junto do Parque infantil, será solução?
Deixar o lixo encostado ao vidrão na entrada do bairro, será solução?
Evidentemente que não, e os moradores sabem disso... o vento, os carros e os cães, espalham-no invitavelmente degradando o ambiente do nosso espaço público...
Contudo, é FUNDAMENTAL e URGENTE encontrar ALTERNATIVAS ao presente modelo, que torne sustentável a vida nas nossas próprias casas.

A AMQL está a envidar esforços junto da CML e JF para que a presente situação seja alterada.

Contamos com o seu apoio, contacte-nos fazendo chegar a sua opinião
(escreva-nos através dos Comments ou para: amquintadaluz@yahoo.com)

0 Comments:

Post a Comment

<< Home