Thursday, June 24, 2010

Exposição "Viva a República 1910-2010"

Divulgamos a exposição patente na Cordoaria Nacional (Rua da Junqueira, Lisboa) intitulada "Viva a República 1910-2010". Trata-se de um evento promovido no âmbito das Comemorações do Centenário da República e que decorre de Maio a Outubro de 2010, com o horário das 10:00 às 18:00.

Thursday, June 17, 2010

A Festa dos Santos Populares em Carnide

Carnide uma vez mais sorridente, engalanou-se para festejar, entre sardinhas, sangria e bailarico, os santos populares.
Foi muito agradável ver e viver esta atmosfera festiva gerada não apenas pelos moradores da freguesia mas igualmente por visitantes que escolheram Carnide para comemorar esta data.

Monday, June 14, 2010

Reunião de Direcção aberta a todos os moradores

Por indisponibilidade de alguns associados para estarem presentes na reunião de direcção (aberta a todos os moradores) de amanhã alteramos a referida reunião para 6ªfeira (dia 18 de Junho) às 21h00 na Sala do Edifício da Junta de Freguesia.

A Ordem de Trabalhos será:

1. Informações
2. Estacionamento
3. Orçamento Participativo
4. FutRua
5. Aprovação de actas anteriores

Saturday, June 12, 2010

Cenário Parquímetros Sem Bolsas de Residentes e ... Multas (!)

A sinalização vertical na Rua Adelaide Cabete e na Rua Ana de Castro Osório, indica que estas ruas são lugar para o teste da EMEL do Cenário "Parquímetros das 8h-20h sem Bolsa de Residentes após as 20h e fins-de-semana"". Conforme temos explicado a AMQL está em desacordo com este cenário. Consideramos que os fluxos provenientes do C.C. Colombo, Estádio da Luz, Hospital da Luz, etc. continuam a pressionar o bairro após as 20:00 e aos fins-de-semana, assim sem bolsa de residentes (nestes períodos) os moradores do bairro vão ser claramente penalizados no seu direito de estacionar junto de casa.



Entretanto é visível que as multas estão a ser aplicadas em ambas as ruas, uma medida que pelo regulamento deve ser implementada também com a Bolsa de Residentes conforme promessa e compromisso da EMEL (como provam artigos de imprensa) quando lançou este Sistema na Cidade.



Mas conforme pode ser visto na fotografia que se segue mesmo as multas podem ter vários destinos, como chegámos a ver por várias vezes na Rua Ana de Castro Osório.



Informamos todos os residentes que estamos, como sempre, receptivos a ouvir opiniões quer via mail (amquintadaluz@gmail.com) quer nas nossas reuniões sistematicamente abertas aos moradores.

Treino de FutRua

Decoreeu no dia 10 de Junho mais um treino do FutRua, uma iniciativa que está a ser iniciada e ensaiada pela AMQL em parceria com a Associação Nacional de Futebol de Rua e a Junta de Freguesia de Carnide.
A actividade dirige-se a jovens dos aos 18 anos e as inscrições ainda estão abertas. Se estás interessado envia o teu nome e contacto para: amquintadaluz@blogspot.com

Banco do Jardim Bento Martins

Importante registar que o banco do caramanchão do Jardim Bento Martins está partido.
Uma situação que constatamos e comunicaremos a quem de responsabilidade pois carece de breve reparação.

Marcha de Carnide

Chegou o mês de Junho e Lisboa celebra os santos populares em animadas festas que se espalham pelos inúmeros cantos da Cidade. Carnide não é excepção e a marcha popular aí está ansiosa por cantar e desfilar na Avenida.



Thursday, June 03, 2010

Reunião da AMQL com Junta de Freguesia de Carnide

A Associação de Moradores da Quinta da Luz reuniu com o Presidente da Junta de Freguesia Paulo Quaresma e a Vogal para o Trânsito Natália Santos no dia 2 de Junho.
Entre os diversos tópicos lançados pela A.M.Q.L., o Estacionamento mereceu especial atenção. Neste âmbito, a Associação manifestou a sua discordância perante o cenário experimentado actualmente pela EMEL, na Rua Adelaide Cabete e Rua Ana de Castro Osório: "Parquímetros das 8h00-20h00 SEM Bolsa de Residentes depois das 20h00 e aos fins-de-semana".
Tal como a Câmara Municipal e a Junta de Freguesia (que também se assume como impulsionadora deste Sistema, conforme reafirmou o Presidente Paulo Quaresma) a AMQL vê com bons olhos um modelo que proteja os moradores das pressões exteriores e por isso colaborou na génese do referido Sistema. Mas consideramos que este Sistema tem de ser coerente, equilibrado e sustentável.
A AMQL explicitou claramente as razões para a sua tomada de posição (sobre o teste na referida área) e expressou a sua opinião bastante apreensiva (e consubstanciada) sobre o modo como está a decorrer o actual "processo consultivo". Apesar de tudo mantemos confiança no bom-senso dos nossos parceiros e estamos certos que a qualidade de vida e a sustentabilidade irão prevalecer no momento da sua tomada de posição e de decisão. Continuaremos atentos...

Para os menos observadores deixo uma imagem do que foi a Rua Adelaide Cabete por volta das 16h30 da tarde de ontem, dia 2 de Junho. A fotografia fala por si...

Posição da AMQL face ao Cenário em experimentação pela EMEL: Parquímetros Sem bolsa de Residentes

O conteúdo do presente post, que esclarece a posição da Associação de Moradores da Quinta da Luz face ao cenário que presentemente se encontra em experimentação na Rua Adelaide Cabete e na Rua Ana de Castro Osório - Parquímetros das 8h00-20h00 SEM Bolsa de Residentes após as 20h00 e aos fins-de-semana - foi enviado por e-mail pela Associação de Moradores da Quinta da Luz no dia 21 de Maio de 2010 (às 4:31) para a administração da EMEL e para o Presidente Paulo Quaresma com conhecimento de diversos técnicos e associados que acompanham o processo.

Exmo(a)s. Senhore(a)s,

A Associação de Moradores da Quinta da Luz congratula-se com a crescente adopção por parte das instituições de uma abordagem consultiva e de concertação no processo de gestão urbanística de Lisboa. Enquanto entidade da Sociedade Civil estimulámos ao longo da nossa história, em vários momentos e contextos, a cultura participativa na relação e desempenho institucionais, sempre sustentando que a base deste paradigma deve assentar na informação, diálogo, responsabilidade e transparência entre os intervenientes, em nome do interesse público.

Foi com este espírito que entrámos no presente processo participativo relativamente ao novo Sistema de Estacionamento na Quinta da Luz. Deste modo, no que diz respeito à reunião de 12 de Maio, na qual a E.M.E.L. decidiu implementar 2 cenários de exploração em 2 períodos experimentais na Rua Adelaide Cabete e na Rua Ana de Castro Osório (a última fruto de uma decisão extra-reunião posterior), gostaríamos de expressar a mais viva preocupação e discordância quanto ao Cenário A (Eixos de Rotação pagos, i.e., parquímetros, entre as 8h00 e as 20h00 sem Bolsa Reservada a Residentes no restante horário), e salientar os seguintes aspectos:

1. Ao ser criada, no Cenário A, uma área livre de estacionamento a partir das 20h00 e durante os fins-de-semana no meio de uma extensa área de bolsas de residentes, a referida área livre de estacionamento tornar-se-á num destino apetecível e generalizado de todos aqueles que não têm dístico de morador (visitantes, familiares e fluxos de clientes e funcionários do C.C. Colombo e dos adeptos do futebol, etc.) atrofiando a possibilidade de estacionamento ao residente;

2. O período de teste do Cenário A irá decorrer na época baixa de procura de estacionamento originando a efectiva possibilidade dos resultados recolhidos no período de experimentação serem sub-representados, ou seja, estimados muito “por baixo” e consequentemente inúteis. Com efeito, o referido período de experimentação corresponde:
a) à partida para férias de uma parte importante de moradores e dos automobilistas clientes e funcionários do C.C. Colombo;
b) ao período "do defeso" que equivale à interrupção dos jogos do campeonato nacional de futebol, jogos europeus, jogos para a taça de Portugal, torneios vários, jogos amigáveis, etc. e aos seus intensos fluxos de adeptos;

3. De acordo com o que foi decidido pela EMEL, e comunicado aos intervenientes na reunião de dia 12, a Rua Ana de Castro Osório não estava incluída na área de experimentação pelo que não pode ser agora alvo de qualquer tipo de teste;

4. Consideramos imprescindível que a Fiscalização seja reforçada das 8h00 às 20h00 e seja alargada para depois das 20h00 e durante os fins-de-semana sendo para isso essencial a efectiva articulação entre a EMEL e a Polícia Municipal;

5. Importa que seja clarificado e divulgado previamente o quadro de critérios de avaliação subjacente ao processo de experimentação;

6. No que respeita à hipótese colocada sobre a emissão de comprovativos que possibilitem o estacionamento a Comerciantes e seus Funcionários, no Parque de Estacionamento da Av. do Colégio Militar, é fundamental estabelecer limites e critérios quantitativos e qualitativos de acesso aos mencionados comprovativos.

Consideramos essencial que todos os intervenientes no processo assumam as suas preocupações e responsabilidades mas recordamos que o actual Sistema de Estacionamento foi introduzido para defender os moradores da pressão abusiva de quem escolhe, pelas mais diversas razões, trazer o automóvel para a cidade perturbando das mais variadas formas a qualidade de vida residencial e ambiental.

Estamos disponíveis para eventuais esclarecimentos.

Com os nossos mais respeitosos cumprimentos

A Direcção

Direcção Empenhada em Continuar Trabalho pelos Moradores

A Direcção da Associação de Moradores da Quinta da Luz reuniu no dia 1 de Junho num encontro aberto a todos os associados propondo-se tratar diversos pontos na sua ordem de trabalhos.

Entre as questões abordadas, destacou-se a reflexão da Direcção sobre o actual momento da associação após o pedido de demissão apresentado pela associada Alzira Costa do cargo de Presidente de Direcção.

O grupo reconheceu os complicados desafios que atravessamos (ex: Estacionamento e Espaço Público), analisou a disponibilidade e o empenho dos restantes elementos que assumiram esta candidatura, parcerias e recursos existentes, e concluiu que existem presentemente condições para continuar a presente missão de defesa da qualidade de vida dos moradores da Quinta da Luz.

Wednesday, June 02, 2010

PEDIDO DE DEMISSÃO

Aos Associados e a todos os Moradores

Por motivos vários pedi a minha demissão do cargo de Presidente de Direcção da AMQL.
Quero neste momento de afastamento, agradecer a todos a colaboração e apoio que me deram ao longo destes 7 anos.
Dizer-vos, também, que foi muito grata e enriquecedora a experência de vizinhança que convosco partilhei.
Muito obrigada a todos
Alzira Costa

Tuesday, June 01, 2010

Assembleia Participativa da C.M.L. em Carnide

Na passada segunda-feira, 31 de Maio, decorreu no Espaço Bento Martins (J.F. de Carnide) conforme divulgado a segunda Assembleia Participativa promovida pela Câmara Municipal de Lisboa. A referida sessão enquadrou-se no processo de Orçamento Participativo cujo objectivo foi envolver e estimular os cidadãos a identificar e defender projectos que qualifiquem o seu espaço socio-urbanístico.

Dos 15 grupos que se formaram surgiram diversas propostas relativas à Quinta da Luz. A Associação de moradores marcou presença com vários associados.
A Proposta (que poderá ser transformada em Projecto) que mais de destacou, relativa à nossa área residencial, foi a Requalificação do piso das áreas de esplanada da Quinta da Luz, na Rua Ana de Castro Osório e na Rua Adelaide Cabete (em frente à "Gelsiu" e espaço de estacionamento em frente aos correios).

Trata-se aliás, de uma proposta há muito reclamada pela A.M.Q.L. em diversas sessões de participação pública promovidas quer pela Câmara Municipal quer pela Junta de Freguesia.