Sunday, June 15, 2008

DIA DO VIZINHO: Um dia todos os dias...:)

A comemoração do DIA DO VIZINHO na Quinta da Luz demonstrou uma vez mais, o motivo pelo qual é importante a implementação deste género de actividades nas grandes cidades, de modo a combater o anonimato, a solidão e a indiferença do cidadão nas suas áreas residenciais.

De facto, neste dia, o espaço do caramanchão do Jardim Bento Martins constituiu um lugar de encontro, de animação, de participação e debate entre os moradores sobre aspectos que marcam o dia-a-dia do bairro.
Afixados os cartazes em cada edifício (bem como em diversos estabelecimentos locais) e anunciado na Internet (blog), a divulgação da iniciativa chegou a um significativo número de moradores.
Assim, entre as diversas actividades, o dia contou a partir das 15:00 com a participação da EAN, Estudos Avançados de Naturologia, com uma demonstração aos moradores da Reflexologia dos pés.

Esta técnica constitui uma forma de massagem terapêutica, por meio de aplicação de pressões e deslizamentos em pontos reflexos nos pés que, de acordo com os seus especialistas, promovem desde o alivio de pequenos desconfortos e dores até à eliminação de certos distúrbios em varias partes do corpo. A actividades contou com a participação de várias dezenas de moradores.

Por volta das 17:00 a AMQL deu início à implementação de uma Actividade de Participação e envolvimento dos moradores. Tratou-se de uma técnica participativa que procura por meio do envolvimento dos residentes realizar um levantamento dos aspectos que estes mais apreciam e os aspectos que mais os preocupam na bairro. Várias dezenas de moradores participaram escrevendo a sua opinião e afixando-a nos respectivos placards.

Para além do importante registo de opiniões, a acção permitiu levar os moradores a falar e debater questões que são normalmente abordadas casualmente nas entradas dos edifícios, nos elevadores ou nos cafés locais.

Todos os dados recebidos serão devidamente processados e tratados permitindo identificar não apenas os problemas mais prementes mas as potencialidades mais evidentes da nossa área de residência.


Para além destas duas iniciativas, o DIA DO VIZINHO contou com uma actividade bem sucedida de troca de livros, com uma acção de expressão plástica com as crianças e ainda com um agradável lanche partilhado entre os moradores.
Um enorme agradecimento é devido a todos os elementos (associados e moradores) e parceiros que apoiaram a iniciativa, facto que permitiu um momento de verdadeiro encontro e de reforço das relações de vizinhança.

De facto, tratou-se de uma iniciativa que só foi possível ser feita PARA o bairro, porque foi feita COM o bairro.

1 Comments:

At 11:51 AM, Anonymous Anonymous said...

Good for people to know.

 

Post a Comment

<< Home