Sunday, January 31, 2010

Resultados à Questão lançada no Blog

Com o objectivo de alargar e diversificar os instrumentos de auscultação da opinião dos residentes da Quinta da Luz a AMQL passou a lançar, de modo periódico, uma questão temática no seu site. Julgamos que é uma forma de nos conhecermos enquanto conjunto residencial e trocarmos ideias sobre variados assuntos.

A primeira questão apresentada teve como finalidade identificar os aspectos ou componentes urbanísticas mais apreciados pelos residentes da Quinta da Luz. Neste sentido, foram enumeradas 7 componentes: Espaço Público e Acessibilidades, Proximidade ao Comércio e Serviços, Proximidade à Rede de Transportes, Espírito de Vizinhança, Espaços Verdes e de Lazer, Trânsito e Estacionamento, Rede Institucional e Associativa.

Os resultados aferidos no final de Dezembro permitiram identificar a Proximidade ao Comércio e Serviços (24%) como o aspecto mais apreciado pelos moradores. O comércio de proximidade, seja "de bairro" ou o próprio Centro Comercial Colombo são factores que contribuiram certamente para esta especial valorização.
Logo de seguida surgem os Espaços Verdes e de Lazer (23%), provavelmente resultante da importância que o jardim Bento Martins exerce nos tempos livres dos moradores de todas as idades.
A Proximidade à Rede de Transportes e o Espaço Público e Acessibilidades, assumem um peso idêntico (de 17%), constituindo componentes urbanísticas relevantes. Sem dúvida, o interface de transportes metropolitano e rodoviário é percebido como uma vantagem na mobilidade quotidiana do residente.
Por seu lado, o Espírito de Vizinhança, a Rede Institucional e Associativa e o Trânsito e Estacionamento, assumem um peso menos relevante. Por ventura, poder-se-á explicar pela elevada densidade populacional do bairro que promove por um lado o anonimato penalizando as relações sociais e por outro, a limitação da área de estacionamento agravada pela proximidade do CC Colombo e Interface Colégio Militar. Ou seja, este último factor compreendido como uma vantagem revela, por outro lado, o seu preço na qualidade de vida local.

Devido a uma série de razões (condicionadoras) não se pretende com este exercício uma abordagem de rigor científico mas sim uma imagem aproximada das opiniões dos moradores da Quinta da Luz. Servirá, seguramente, como um bom pretexto para comentar os temas identificados.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home