Monday, August 03, 2009

Sobre a Ciclovia (Troço Av. do Colégio Militar)

No passado dia 30 de Julho a A.M.Q.L. dirigiu a seguinte mensagem à Câmara Municipal de Lisboa:


Direcção Municipal - D.S.R.T.



Exmo. Senhor Engº Carlos Gomes Pereira,

A Associação de Moradores da Quinta da Luz é uma entidade cuja intervenção visa promover a qualidade de vida dos residentes através da sua mobilização e envolvimento no desenvolvimento urbano local, potenciada por metodologias de trabalho adequadas (diagnósticos, questionários, debates, dinâmicas participativas, etc.) e através de uma parceria que desejamos sempre activa e substantiva com a C.M.L., a J.F. de Carnide e outras entidades.

É neste contexto, que não podemos deixar de transmitir a nossa surpresa face ao vazio total de informação que precedeu e enquadrou a intervenção da Câmara Municipal de Lisboa na Av. do Colégio Militar. Assim que a obra teve início a AMQL sentiu o sobressalto por parte de moradores preocupados e perplexos perante os acontecimentos. Após várias diligências da Associação para tomar conhecimento da intervenção, apenas na Junta de Freguesia encontrámos um “pequeno panfleto” comunicando a intervenção que já tinha tido início.

Independentemente das boas intenções da obra e do eventual bom planeamento, gostaríamos de esclarecer algumas questões que nos preocupam a todos enquanto moradores:

· A supressão prevista de 2 vias (uma em cada sentido) na faixa de rodagem da Av. do Colégio Militar antevê o afunilamento do trânsito na Avenida do Colégio Militar e consequente congestionamento. Que alternativas foram criadas para o condutor escapar a este canal que privilegia o peão? Não há outras alternativas à supressão das vias como, por exemplo, mexer no muro do Colégio Militar?

· A falta de estacionamento na Quinta da Luz é um problema ainda por resolver. O pólo comercial, de serviços e transportes do Colombo/Colégio Militar produz um impacto significativo na redução do estacionamento dos moradores. Para quando está prevista a implementação do novo modelo de estacionamento e a restauração do parque de estacionamento para residentes no actual Parque da Polícia Municipal?

· Os novos lugares criados vão ser sujeitos a estacionamento rotativo/parquímetros antes da prevista implementação do novo modelo de estacionamento?

· Que árvores que vão ser plantadas na área pedonal. É fundamental acautelar a espécie de árvore a plantar para que as suas raízes não venham a perturbar a circulação pedonal e as suas folhas não danifiquem os carros estacionados.



Agradecemos a atenção e esperamos ser esclarecidos sobre esta situação com a maior brevidade possível.



Melhores Cumprimentos

Alzira Costa (Presidente da A.M.Q.L.)

Manish Fernandes (Vice-Presidente da A.M.Q.L.)

6 Comments:

At 6:58 PM, Anonymous Anonymous said...

Quero agradecer à Associação de Moradores da Quinta da Luz, pelo seu permanente empenho e trabalho efectuado no Bairro. A carta é esclarecedora, vê-se o trabalho da Associação em representação dos moradores da Quinta da Luz e dos cidadãos em geral.

 
At 4:01 PM, Anonymous Anonymous said...

Já passou mais de uma semana sobre a Carta. E agora? Já há resposta? Que posição toma a associação face ao evoluir das obras? Pede-se acção.

 
At 5:07 PM, Anonymous Anonymous said...

cuidado amql, vcs na net lidam com todo o tipo de gente. cuidado com os q pikam e não dão a fronha. esses comentários trazem água (suja) no biko... é pq não são nossos vizinhos... são os outros ;>>>>
abraçoss
Rémy Hortas

 
At 8:25 AM, Anonymous Anonymous said...

concordo!!!!!
cuidado AMQL
muitos são os que criticam e que com muita facilidade geram a confusão! Mas muito poucos os que dão a cara e fazem trabalho válido.
Já esqueceram os anos que esperámos para ver as obras dos parques subterrâneos concluídas?!!!

Já que a providencia cautelar não deu efeito, talvez seja melhor esperar a conclusão da obra e depois com dados reais nas mãos mostrar que tínhamos razão quando dizíamos que este traçado não nos parecia muito correcto.
Como o dinheiro no bolso dos portugueses não é muito, que tal trocarmos a gasolina pelo pedalar.

Então talvez os GRAÚDOS que SÓ andam de automóvel, tenham que apertar o cinto e andar de byke.
O PLANETA AGRADECE
sandra

 
At 4:24 PM, Blogger Martinha said...

"O PLANETA AGRADECE" E O BOLSO DOS PORTUGUESES TAMBÉM! É TÃO FÁCIL, TÃO BARATO, TÃO SAUDÁVEL E PODE VIR A SER MUITO DIVERTIDO E MODERNO!
DEIXEMO-NOS DE POLITIQUICES E ACEITEMOS O QUE É ECOLÓGIO E SAUDÁVEL PARA NÓS E NOSSOS FILHOS!
VIVA A NOSSA ASSOCIAÇÃO DE MORADORES?!VIVA! VIVA OS MORADORES DA QUINTA DA LUZ?! VIVA!!!

 
At 4:28 PM, Blogger Martinha said...

Desculpem mas gostaria de dizer que não tenho, nem nunca terei medo de falar, dar a minha opinião!
O país precisa de gente de coragem!
Por favor falem, digam tudo o que pensam! Quem sabe se não há por aí boas ideias para a quinta da Luz ser diferente e melhor!!!?

 

Post a Comment

<< Home