Friday, July 24, 2009

Percursos e Corredores: "Benfica-Carnide Ciclável"

Tiveram início as obras que visam concretizar mais um troço da ciclovia "Quinta da Granja-Telheiras-Campo Grande" respeitante ao circuito "Av. do Colégio Militar, Largo da Luz, Rua do Seminário, Rua Hermano Neves".

Com esta obra o Município pretende transformar uma área urbana presentemente com um perfil marcado pelo tráfego veloz e ameaçador ao peão - em que o automóvel dita as suas regras - num lugar aprazível em que o espaço público arborizado marque a sua presença e no qual sejam predominantes as formas de mobilidade suave e não poluentes, isto é, o percurso pedonal, a bicicleta, etc.


Trata-se de uma intervenção urbana realizada à luz do novo urbanismo e que visa humanizar o carácter do espaço urbano, numa época, em que:
- a sociedade compreendeu que não vive de recursos inesgotáveis e facilmente acessíveis sendo desafiada a encontrar e explorar novos recursos mais sustentáveis e menos poluentes;
- o cidadão se afirma como agente interveniente na qualidade de vida do seu meio envolvente (ex. Consumos alternativos, Orçamento Participativo, etc.).

De acordo com o folheto informativo que consegui "desencantar" num cantinho da Junta de Freguesia, a obra pretende:
1. Optimizar as áreas destinadas a estacionamento preferencial para residentes (serão cerca de 19 novos lugares na Av. do Colégio Militar e 82 na R. Fernando Namora).
2. Alargar os passeios, removendo barreiras arquitectónicas e melhorando a boa acessibilidade para todos.
3. Introduzir ou renovar o arvoredo de alinhamento (vão ser plantadas cerca de 19 novas árvores na Av. do Colégio Militar e 39 novas árvores na R. Fernando Namora).
4. Criar um percurso ciclável, que ofereça segurança para todos.


Enquanto cidadão encaro este género de intervenções de forma bastante optimista, mas não dispenso o meu gesto de indignação perante o vazio de informação e debate sobre uma obra tão relevante nas vidas dos moradores locais. Independentemente das boas intenções e do eventual bom planeamento da intervenção, as instituições que nos governam, gerem ou mantém o nosso espaço público deveriam ser mais eficazes no trabalho articulado e na informação que prestam ao Cidadão especialmente quando se trata de transformação do espaço por ele habitado e vivido há decadas.

A Associação de Moradores da Quinta da Luz está empenhada em conhecer os detalhes do projecto, apurar as interrogações que este levanta e o nível de receptividade dos cidadãos, mais ou menos informados.

7 Comments:

At 7:36 AM, Anonymous Anonymous said...

E já agora no que respeita ao estacionamento preferencial para os moradores, vamos a ver se não acontece o mesmo que se passa ao espaço reservado na R. Ana de Castro Osório(sinal de trânsito à vista e tudo): nas barbas da Polícia Municipal estaciona toda a gente menos os moradores que saem de manhã e só volta a ter lugar depois da meia-noite; fiscalização é só nos dias de bola no Benfica.

 
At 5:32 PM, Blogger João Ramalho said...

Ainda no outro dia mandei um e-mail ao presidente da junta sobre a vergonha que é o "jardim" nas traseiras da Rua Ana De Castro Osório porque estava cheio de lixo e ainda hoje tem entulho das obras da construção dos acessos do Colombo, e a questão do estacionamento. Descartaram-se totalmente de todas as responsabilidades. Felizmente 3 dias depois foram limpar o "jardim", mas não fizeram mais nada.

 
At 8:48 AM, Anonymous Anonymous said...

A Junta de Freguesia só limpa quando se reclama. Como este ano não houve reclamaçoes (porque não as fiz, como de costume e de propósito) só agora actuaram pois o Sr. Ramalho reclamou entretanto, como diz no seu post.
Têm um encarregado nos espaços verdes que não vê esse jardim e além disso andam sempre no jogo do empurra: ou é do pelouro da Câmara ou é do Colombo.
Cheguei à conclusão de que não vale a pena falar com a Junta pois esta compromete-se e não cumpre. Mas isso não me impede de continuar a reclamar, sempre que necessário.
Estamos em ano de eleições e agora é começar a vê-los a bater às nossas portas para colherem votos.
AD

 
At 3:47 PM, Anonymous Anonymous said...

E já alguém tentou entender as responsabilidades de cada um? Os restantes jardins da Quinta da Luz até estão em bom estado... Quem faz a sua manutenção? A JUNTA DE FREGUESIA! Se calhar esse "jardim" é da responsabilidade da Câmara...
Não devemos colocar todos dentro do mesmo saco...

 
At 3:50 PM, Anonymous Anonymous said...

Acho uma vergonha e uma irresponsabilidade o que está a acontecer na Av. do Colégio Militar... Infelizmente não vejo aqui nenhuma tomada de posição firme da Associação de Moradores. Há que actuar!

 
At 9:10 PM, Blogger Manish_Fernandes said...

A situação que o Sr. João Ramalho refere é frequentemente discutida nas reuniões da Associação de Moradores (todas as terceiras 3ªfeiras do mês e em reuniões extra). A AMQL teve conhecimento que se trata de uma área que não está na alçada nem da Junta nem da Câmara Municipal. Segundo nos informaram a JF realiza a sua limpeza quando realmente se justifica e quando alguém protesta.
A Associação de Moradores denuncia constantemente esta situação ao executivo da Junta de Freguesia, em Assembleia de Freguesia e à Câmara Municipal de Lisboa, pois trata-se de uma anomalia premente, para os moradores do bairro, e que alguém tem de resolver.
É sobretudo importante que as entidades compreendam que o serviço ao cidadão exige um trabalho articulado e não de permanente bloqueio.
Continuaremos a denunciar a situação até que seja encontrada uma solução.
Peço também que nos contacte por mail para conversarmos: amquintadaluz@yahoo.com

 
At 11:38 AM, Anonymous Anonymous said...

E se aquele espaço nas traseiras da R.Ana de Castro Osório não é de ninguém, vou aproveitar e plantar lá umas couvitas...
É a crise!
ED

 

Post a Comment

<< Home