Monday, July 20, 2009

Fotos da Visita ao Museu Romano


Deixamos algumas fotografias relativas à visita promovida pela Associação de Moradores ao Teatro Romano e um breve texto extraído do site da CML (Ulisses) que contextualiza este interessante e fascinante espaço museológico que é uma verdadeira aventura ao passado da cidade e um aliciante desafio à imaginação do visitante.

As ruínas do Teatro Romano de Lisboa formam um conjunto monumental que faz parte do Património Cultural de Lisboa e do país. Este núcleo é um dos principais testemunhos materiais e artísticos da cultura clássica e da civilização romana, que deram sentido, forma e dimensão urbana à cidade desde o século I até meados do século V. Trata-se de um monumento significativo da nossa herança cultural, que deve ser preservado, restaurado, valorizado e integrado na vivência contemporânea.

Neste contexto, através do Departamento de Património Cultural/Divisão de Museus e Palácios e com a colaboração de outros Serviços e técnicos da CML, foi desenvolvido um estudo e uma proposta para a recuperação do Teatro Romano de Lisboa, que contempla um conjunto de intervenções que vão desde a pesquisa arqueológica, conservação e musealização das ruínas, reabilitação da envolvente e construção de um Museu, resultante de um projecto de arquitéctura.

O Museu do Teatro Romano funciona como um núcleo determinante para a articulação e prosseguimento das outras linhas de intervenção. Instalado num imóvel seiscentista, na área provável de uma das antigas entradas do Teatro, ele é o pólo agregador, animador, que permitirá, inclusive, tornar mais viisível e compreensível o próprio monumento e a Lisboa que a ele se remete.

Horários: Ter a Dom: 10h-13h/14h-18h | Encerra aos feriados

0 Comments:

Post a Comment

<< Home