Tuesday, January 13, 2009

Eco-Ilhas também no centro histórico de Carnide

Tivémos conhecimento que o sistema de Recolha de resíduos no Núcleo histórico de Carnide foi alterado para o sistema das Eco-Ilhas. Tal situação decorre da não adequação do anterior sistema às contingências locais. Enquanto carnidenses com um apreço muito especial pelo Centro histórico, esperamos que o novo sistema seja bem sucedido.
Para já, e enquanto pioneiros na mudança, a AMQL considera que o sistema poderá resultar se os cidadãos cumprirem as regras do jogo e por outro lado se a manutenção municipal dos equipamentos acontecer.
Neste processo importa enaltecer a disponibilidade institucional na adaptação às caracteristicas locais.


Instalação de “eco-ilhas” no Núcleo Histórico de Carnide
Hoje, dia 12 de Janeiro, os munícipes do Núcleo Histórico de Carnide passarão a ter à sua disposição 3 “eco-ilhas” instaladas na periferia do Bairro e 3 locais de deposição mais centrais, com contentores de pequena capacidade, fixos em estruturas apropriadas, ambos destinados à deposição de resíduos urbanos (RU).

As “eco-ilhas” são baterias de contentores de 1.100 litros de capacidade, com tampas de cores diferentes segundo o tipo de resíduos a depositar: cinzenta para os indiferenciados, azul para o papel e cartão, amarela para as embalagens e verde clara para o vidro. Este tipo de equipamento já existe em áreas próximas do Núcleo Histórico, como o Bairro Novo de Carnide, o Bairro da EPUL, a Quinta do Bom Nome e numa área central da Quinta da Luz.

Esta alteração no sistema de deposição de RU, para além de proporcionar um aumento dos quantitativos de resíduos a valorizar, vem de encontro à vontade dos munícipes, manifestada pela Junta de Freguesia de Carnide e pelo Grupo Comunitário de Carnide Centro, entre outros representantes dos moradores.

Neste sentido, a área-alvo de intervenção é a servida actualmente por sacos, representando 190 habitações e 29 actividades económicas.

A recolha manter-se-á em horário diurno, a partir das 6 horas da manhã.

Para além das reuniões já realizadas com a Junta de Freguesia e Associações Locais, toda a população e comerciantes serão contactados porta-a-porta nos dias 7, 8 e 9 do corrente, com o objectivo de se informar acerca das novas alterações e sensibilizar para a correcta utilização dos equipamentos e para a contínua contribuição na deposição selectiva de resíduos. Serão também distribuídos materiais informativos específicos sobre este projecto, incluindo circulares e folhetos.

(artigo extraído do website da CML)

0 Comments:

Post a Comment

<< Home