Wednesday, February 22, 2006

Recolha Selectiva Porta-a-Porta: Queremos Ouvir Opiniões...


Entre os diversos assuntos tratados na reunião de dia 21 de Fevereiro, a questão relativa ao novo projecto de recolha selectiva porta-a-porta implementado pela Câmara Municipal mereceu especial atenção.

Numa primeira auscultação que a associação realizou quanto à receptividade do projecto pelos moradores, registaram-se variadas queixas. A principal queixa diz respeito à frequência da recolha do Lixo Comum/Doméstico. A opinião generalizada dos moradores consultados revela inequivocamente, a vontade do aumento do nº de dias relativos à recolha deste género de lixo. Com efeito, as condições físicas da maioria dos prédios da Quinta da Luz não são aptas à acumulação de determinado tipo de lixo (Vs. prédios com condutas de lixo, etc.). Refira-se, por exemplo, as dimensões reduzidas das cozinhas, ou mesmo, o facto de existirem prédios no Bairro sem espaços para a colocação de contentores dentro dos edifícios.

Numa das cartas recebidas pela associação, um morador pergunta-se: porque não adaptar a recolha às características/capacidades dos bairros?

Perante as numerosas queixas (às quais se juntaram cartas) a associação optou nesta primeira fase por alertar a Junta de Freguesia para a insustentabilidade da presente situação. A acumulação do lixo em frente aos vidrões e no jardim é um bom (mau) exemplo. No dia seguinte, um representante do departamento municipal veio ao bairro analisar como está a decorrer o processo.

A associação pretende acompanhar de perto a presente situação, mas para que tal aconteça da melhor forma, solicitamos aos moradores não só, que compareçam às reuniões, mas que nos façam chegar mails/comments(no blog)/cartas/telefonemas sobre o assunto.

Mas nesta reunião foram abordados outros assuntos, como por exemplo, a visita que a Associação está a organizar, para os moradores da Quinta da Luz (e a quem se quiser juntar), a determinadas insituições na freguesia de Carnide, que pela sua história e imagem fazem parte da identidade deste lugar. Quando todos os pormenores estiverem acertados daremos mais informações sobre a visita.

3 Comments:

At 10:43 AM, Anonymous Anonymous said...

Caros co-moradores,

venho então deixar a minha opinião sobre o assunto que me parece de importante importância (ressalva à reciclagem...)!

Então, dizia, acredito que é bastante importante a acção tendo em vista a protecção do ambiente que é de todos. Assim, não só a reciclegem é importante como somos todos igualmente importantes. Que dizer... por uns pagam outros! Produzimos demasiado lixo, nós ocidentais! Somos os mais poluentes do planeta! Correcto! O que nos faz acreditar que conseguimos ser limpos??? Não sei! Mas que podems mudar a situação podemos! Podemos pelo menos dentro de casa.. para quê falar do que se passa fora da porta da rua!?!?!

Não se reciclava antes! Agora temos que o fazer civicamente ou socialmente! Ou todos terão! Quer dizer... já haviam os que o faziam, claro... Mas esses continuam a fazê-lo! Os que o não faziam sentem-se agora a despejar nos contentores correctos os lixos correctos (... pois se até os macaquinhos da televisão o sabem fazer, porque não a/o vizinha/o? Caso não o faça (despejar os lixos como vidros no vdrão; caixas no azul; plásticos no amarelo... a lenga lenga do costume, enfim...) acumule-os com o lixo doméstico comum, se tiver espaço, claro!

Se não gostamos da situação podemos sempre por o lixo comum nos contentores que deram novas cores às nossas ruas! Conta-se que vai tudo para o mesmo sítio de qualquer maneira... Ou será que alguém duvida?

Querem investigar? Eu também! Preciso de "cumplices"! Fotografamos e inquirimos. Quem quer fazê-lo?

sun.francisco@yahoo.ca

 
At 9:16 AM, Anonymous Anonymous said...

You have an outstanding good and well structured site. I enjoyed browsing through it High quality sofas and chairs Jack black snl Nude hot pornstars mickey mouse licence plate frames isuzu starting problems auto isuzu rodeo oil in spark plug tube toxic dose klonopin or clonazapine African americans from the 90s in sports Chinese erectile dysfunction herbs Sangamon county states attorney Used contemporary sofa ultram Kia cerato test 24 series ringtones 1993 chevy cars telephone headsets next day free delivery Japanese car navigation Cooking school new mexico

 
At 6:11 PM, Anonymous Anonymous said...

Best regards from NY! » » »

 

Post a Comment

<< Home