Monday, February 13, 2006

3Rs - Reduzir, Reutilizar e Reciclar

Mas, não basta aumentar os dias de recolha do lixo, há que sensibilizar os moradores para uma diminuição da produção de lixo doméstico.

Se olharmos para o nosso caixote do lixo e o compararmos com o dos nossos avós, vemos aí reflectida a história do consumo da segunda metade do século passado. A maior parte do lixo do passado recente era, fundamentalmente, constituído por restos de alimentos. Era um lixo biodegradável que, nas zonas rurais era utilizado como adubo e nas zonas urbanas depositado em lixeiras onde o espaço permitia uma rápida degradação.

Hoje, o lixo produzido por um agregado familiar com quatro elementos é de duas toneladas de lixo anualmente (em média, cada português produz 1,4 quilos de resíduos domésticos por dia). Apenas uma pequena parte destes resíduos são orgânicos (restos de comida, por exemplo). Também o espaço é menor, o que leva a que se coloquem também problemas com a degradação, mesmo do que é biodegradável.

Assim, desde logo, é importante que se reduza a quantidade de resíduos.

Lembre-se de que é a si que cabe a decisão de compra e que é essa decisão que condiciona a quantidade do lixo doméstico.