Orçamento Participativo JFC
No âmbito do Orçamento Participativo, promovido pela Junta de Freguesia de Carnide, foi entregue na reunião de 21 de Novembro ao Sr. Presidente da Junta o seguinte documento:
**************
No dia 6 de Novembro de 2007 a AMQL promoveu uma reunião com os moradores da Quinta da Luz no âmbito do Orçamento Participativo da freguesia de Carnide.
Quanto à participação pública, importa referir que é fundamental continuar a aprofundar e diversificar as formas de divulgação da iniciativa junto da população para que os resultados sejam progressivamente mais adequados aos objectivos.
Na referida reunião, foram abordados diversos temas cujas questões expomos seguidamente.
Estacionamento
O estacionamento foi referido na reunião como um problema central na Quinta da Luz.
O bairro situa-se numa zona adjacente a um Polo de serviços constituído pelo Interface de transportes do Colégio Militar, do Hospital da Luz, do I.S.L.A., do Estádio da Luz, do Centro Comercial Colombo. Sendo que, já teve início a construção da primeira de 2 novas torres de 16 andares por cima do Centro Comercial. Com efeito, cada equipamento gera a sua quota parte de fluxos de utentes e clientes dos referidos serviços, e o efeito comulativo tem contribuído para um amplo e caótico impacte sobre a área residencial.
Por outro lado, a extinção irreflectida no que respeita às suas consequências, do Parque de Estacionamento para Residentes, em Agosto de 2006, veio agravar significativamente as possibilidades de se estacionamento na zona. A área foi transformada em Parque da Polícia Municipal para onde se transportam os carros indevidamente estacionados na via pública. Ou seja, trata-se do novo lugar onde os moradores vão buscar os seus veículos, por terem estacionado incorretamente devido à inexistência de espaço para estacionar.
A implementação de um sistema alternativo de recolha de lixo, designado de eco-ilhas, que exigiu a ocupação de lugares de estacionamento veio igualmente piorar a situação no bairro.
Ou seja, as extremas dificuldades em estacionar estão a prejudicar directamente a qualidade de vida dos residentes, a provocar estacionamentos em lugares indevidos originando os respectivos reboque e multa, e conduzindo igualmente a problemas de insegurança e, quando estão envolvidos moradores, a más relações de vizinhança.
Neste âmbito, e no que diz respeito à Junta de Freguesia de Carnide, constitui-se fundamental:
a sua disponibilidade e mobilização para a resolução deste problema. São necessárias propostas e acções concretas, sempre resultantes do diálogo com a AMQL e acertadas com os parceiros locais.
a identificação, por exemplo, das áreas disponíveis para “permuta” com o actual Parque da Polícia Municipal e respectiva elaboração da proposta às entidades responsáveis/competentes (Câmara Municipal de Lisboa e E.M.E.L.)
na reunião, foi sugerida ainda a elaboração de um dossier de dados (multas, infracções, etc.) e testemunhos que retratem a gravidade de problema no bairro.
Espaço Público
O Espaço Público na Quinta da Luz, é hoje uma área utilizada não apenas pelos residentes mas constitui-se igualmente como um espaço de atravessamento dos utentes do Pólo de serviços (Centro Comercial Colombo, metropolitano e outros serviços e equipamentos).
Nas diversas intervenções ocorridas na reunião, foi sugerido o seguinte:
Solicitar mais policiamento no bairro de modo a que o Espaço Público e os Equipamentos sejam salvaguardados bem como a segurança dos seus utentes e dos moradadores em geral;
Definir a responsabilidade da limpeza das zonas baldias atrás dos prédios 1, 2 e 3 da Rua Ana de Castro Osório;
Execução de obras no pavimento do largo dos cafés entre os n.º 2 e 4 da Rua Ana de Castro Osório;
Melhorar a iluminação: alguns candeeiros continuam sem funcionar; algumas zonas continuam mal iluminadas por falta de candeeiros. Por exemplo, a área do nº5 da Rua Adelaide Cabete.
Modificar passeios muito altos e desnivelamentos na calçada que tornam algumas zonas inacessíveis a cidadãos com deficiência motora e carrinhos de bebés;
Colocar gradeamento no muro junto à esplanada do estabelecimento Gelsiu;
Pressionar a CML a melhorar os espaços exteriores ao Colombo;
Sendo o equipamento desportivo da Rua Maria Veleda de uso do bairro, seria importante mantê-lo com o mesmo uso e deversificá-lo transformando-o, por exemplo, num espaço “multiusos”, desportivo e cultural no bairro. Neste sentido, foi apresentada a ideia de promover um Concurso de Ideias quanto à arquitectura do espaço, que conciliasse o uso comunitário com a preocupação do peso ao nível de estacionamento que poderá originar.
Infraestruturas
A área da Quinta da Luz tem sofrido nos últimos anos frequentes ruturas na sua rede de condutas de abastecimento de água. São inúmeros os incovenientes que este problema trás ao quotidiano dos seus moradores e do comércio local.
Acompanhar a situação e sensibilizar a EPAL para a urgente renovação da rede de abastecimento.
Zonas Verdes
Os moradores continuam a referir a manutenção das zonas verdes como fundamental para a qualidade de vida no bairro da Quinta da Luz.
Foi referida a necessidade de uma poda técnica e controlada de todas as árvores, que estão a ficar com dimensões exageradas podendo vir a criar problemas de segurança de pessoas e seus bens;
Foi sugerido replantar árvores na R. Adelaide Cabete nos lugares onde foram cortadas por terem um efeito positivo na protecção do odor proveniente das eco-ilhas;
Foi sugerido haver acções de sensibilização aos moradores sobre conservação do espaço público;
Foi sugerida a criação de canteiros com flores e arbustos.
A DIRECÇÃO
0 Comments:
Post a Comment
<< Home