Saturday, September 29, 2007

Vandalismo explosivo na Quinta da Luz

No dia 23 de Setembro quem esteve no bairro durante a tarde ouviu dois tremendos estrondos vindos do Jardim Bento Martins, intervalados por poucos minutos. Conforme me foi relatado por pessoas presentes no jardim tratou-se de 2 engenhos de fabrico artesanal (soluções em garrafas de plástico) feitos por um grupo de jovens exteriores ao bairro que escolheu este local para as suas práticas menos lícitas/vandalas.

A situação foi ainda mais perigosa pois decorreu enquanto passavam pessoas de idade e crianças brincavam no parque infantil. Segundo consta algumas destas crianças começaram a chorar tal foi a violência do ruído. De acordo com o relato, alguém terá chamado a polícia, que chegou a tempo de interpelar alguns jovens que ainda lá permaneciam procedendo à sua identificação.

Como é sabido a área da Quinta da Luz é cada vez mais um espaço de atravessamento de pessoas, para o Colombo, Estádio da Luz e outros destinos. Às queixas sobre o estacionamento e a manutenção do espaço público junta-se agora de modo implacável a segurança pública.

Não queremos qualquer espécie de muros físicos no nosso bairro, mas é crucial garantir de forma efectiva segurança aos moradores da Quinta de Luz antes que estes sofram com estes imprevisíveis(?) incidentes. Trata-se, neste caso, de uma questão de polícia.

Violência na Quinta da Luz...!!!

Já temos vindo a sublinhar a total falta de segurança policial nos dias de jogos na Quinta da Luz. Mais uma vez, aconteceram distúrbios no largo do cafés... O confronto entre duas claques pôs seriamente em risco a integridade física dos moradores.

Ouvi relatos de vários residentes apanhados no meio do tumulto e das agressões. Estes tiveram que correr para não serem agredidos. O cenário final foram garrafas partidas no chão, vidros partidos, cadeiras e mesas partidas no largo dos cafés...

Um primeiro grupo de polícias chegou, e já nada havia a fazer. Soube que estavam preocupados com o facto do empregado do café se querer defender, e chegaram-me a dizer que não deveria tirar fotografias sem a autorização deles. Mais tarde chegou a polícia local.
Não tenho nada contra a "festa" do futebol, não tenho nada contra as pessoas quererem ganhar dinheiro com o futebol ou da força policial ter a sua agenda. Mas o que não admito, de forma alguma, é que a segurança dos moradores da Quinta da Luz seja posta em causa desta forma clara.

É URGENTE, que haja policiamento no bairro em dias de jogos, antes que o nosso espaço público se torne num terreiro marcado para batalhas campais...

Um Olhar para o Futuro... de Carnide



No âmbito da iniciativa "Olhar Carnide em Setembro" a Junta de Freguesia de Carnide promoveu um colóquio na Sala Bento Martins, sob o tema "Viver em Carnide: Um Olhar para o Futuro". Várias associações da freguesia estiveram presentes apresentado a sua área e contexto de intervenção.
A A.M.Q.L. marcou presença com a apresentação do documento "Bairro da Quinta da Luz: Espaço, Participação e os Desafios da Qualidade de Vida". O documento apresenta a nossa área de residência, por um lado, com os aspectos que devemos valorizar e preservar, e por outro, com os desafios com que diariamente nos confrotamos, como é o caso do estacionamento, da manutenção do espaço público, da segurança pública, as condutas da epal, a participação, civismo, etc...
No final houve espaço para o debate...

Monday, September 24, 2007

Informação

O lancil, danificado na sexta-feira, dia 21 de Setembro, já se encontra reparado.
A Junta de Freguesia, disponibilizou os meios necessários para que hoje de manhã, dia 24 de Setembro, se efectuasse a reparação, evitando assim quaisquer acidentes.”
Nita Feronha

Saturday, September 22, 2007

Lancil caído

As pessoas que atravessam o Jardim Bento Martins, deparam-se actualmente com um lancil completamente tombado na calçada adjacente ao Restaurante Quinta da Luz.
Trata-se de um problema sério pois pode originar facilmente quedas a moradores com menor mobilidade ou simplesmente mais distraídos.

Re"Olhar Carnide em Setembro" na Quinta da Luz

A Associação de Moradores da Quinta da Luz, organizou no dia 22, uma iniciativa no âmbito do "Olhar Carnide em Setembro" promovido pela Junta de Freguesia de Carnide.
As acções desenvolvidas foram:
"ReOlhar o nosso Jardim", um atelier de artes plásticas para as crianças; "Há Contos no Jardim", contados pela voz da escritora Fátima Effe; e finalmente "Quando a Poesia se avizinha ofereça um Poema", um momento de partilha de poesia no qual se escutaram para além das participações dos moradores a declamadora Elsa Noronha.

As várias dezenas de moradores que pararam e visitaram a exposição de fotos sobre o bairro e se sentaram no caramanchão, renderam-se às estórias de Fátima Effe, leves e ágeis como borboletas que se libertam de uma caixa de papel. Para além de uma artista, o bairro ganhou uma valente associada.


Elsa Noronha, por sua vez, surpreendeu os poucos que não a conheciam - uma genuina presença e uma força da natureza na expressão poética. Ouviram-se poemas de Fernando Pessoa, Natália Correia, Rui Noronha e muitos outros... Os versos declamados cruzaram-se com a palavra cantada em tons gospel.

E tudo isto, como uma surpresa... numa tarde de final de Verão...

Reunião com Centro Comercial Colombo

No âmbito da ronda de reuniões conjuntas que a J.F. de Carnide está a dinamizar solicitadas pela Associação de Moradores da Quinta da Luz para a resolução do problema do estacionamento no bairro, realizou-se no dia 18 de Setembro a reunião com a administração do Centro Comercial Colombo.
Foram expostas aos elementos da administração as principais razões das nossas preocupações, enquanto moradores da Quinta da Luz, centradas no impacte que o centro comercial traz ao nosso espaço residencial.
Estacionamento e Manutenção do espaço público foram os principais aspectos expostos. Factores que devem ser considerados num plano de responsabilidade social e de salvaguarda da qualidade de vida local. Embora consideremos que não há uma chave mágica para a resolução do problema, é fundamental que cada entidade reconheça a sua responsabilidade e aceite ser parte do solução.
Numa reunião que durou 2h30, em que grande parte foi baseada na clarificação de posições, sem equívocos, parte das soluções foram recusadas e outras ficaram de ser ponderadas em seio de administração alargada. Um interessante caso em que a dinâmica do lucro se confronta com a afirmação da cidadania. Serão duas realidades inconciliáveis? Decididamente, a AMQL julga que não...
Entretanto as reuniões com a administração do C.C. Colombo irão continuar, provavelmente com convite a outros protagonistas da cidade.
(cont.)

Saturday, September 15, 2007

Estacionamento na Quinta da Luz: Reuniões de Sensibilização com as Entidades

Na sequência da reflexão estratégica realizada pela AMQL, sobre a questão do estacionamento e numa lógica de intervenção integrada, solicitámos à Junta de Freguesia que dinamizasse visitas/reuniões de sensibilização e concertação entre as entidades locais directamente ligadas com o referido problema.
Após alguns meses de espera, as visitas/reuniões tiveram início já com o Hospital da Luz e com o ISLA.
A representante do Hospital da Luz, após uma breve visita guiada ao hospital, teve oportunidade, com os representantes da AMQL, de constatar o problema vivido pelos moradores da Quinta da Luz. Com efeito, o seu parque que no início era gratuito passou a ser pago. E em algumas ocasiões já tiveram o parque cheio. Trata-se de um facto preocupante para nós, principalmente, porque certos utentes preferem arrumar o carro sem pagar e por outro lado, deixa-nos a pensar como será o cenário quando o Hospital estiver a funcionar em pleno.
Efectivamente entendemos que o Hospital não é, neste momento, o principal problema. Mas o que é facto, é que quem não estaciona no Parque estaciona nas imediações do hospital (quando não estaciona mesmo nos bairros adjacentes). E os clientes do Colombo não tendo esses lugares disponíveis estacionam na área da Quinta da Luz. Trata-se de uma situação cumulativa que sempre nos afectará. (cont...)