Thursday, September 23, 2010

Os Problemas da Acessibilidade Pedonal na Cidade



A acessibilidade pedonal de cidadãos idosos ou de cidadãos com mobilidade condicionada constitui um tema da maior relevância no bairro da Quinta da Luz. É sem dúvida urgente encontrar soluções para determinados Espaços Públicos no Bairro como é o caso do Largo dos Cafés (na Rua ana de Castro Osório).

Revalidação do Cartão de Residente

Informamos que os moradores estão a receber nas suas casas o postal para a revalidação do cartão de residente. De acordo com a informação disponibilizada os moradores poderão pagar por multibanco (segundo as instruções que receberem no postal) ou centralmente na Rua Pinheiro Chagas nº19A.

Deixamos site e documento da E.M.E.L. que o poderá apoiar na revalidação do Cartão de Residente:

1) Dúvidas

2) Perguntas frequentes


EMEL:
Rua Pinheiro Chagas, 19A
Telf: 217803100
Horário: Segunda a Sexta das 8h00 às 20h00 e Sábado das 9h00 às 13h00 (Encerra aos Domingos e Feriados).

Monday, September 20, 2010

Reuniao de Direcçao aberta a populaçao

Informamos que a proxima Reuniao de Direcçao aberta a todos os moradores tera lugar a 22 de Setembro (4a Feira) pelas 21h00 na sala da AMQL na Junta de Freguesia.

A Ordem de Trabalhos sera:

-Informaçoes
-Estacionamento
-Orçamento Participativo
-Outras acçoes

Sunday, September 19, 2010

Mais um dia de jogo, mais um dia caótico na Quinta da Luz

Conforme temos vindo a alertar as entidades, o caos regressa ora gradualmente, ora abruptamente, à Quinta da Luz.

Em dia de jogo como o de hoje, verificou-se uma vez mais em todo o bairro que o estacionamento “abusivo” dos visitantes impossibilitou o estacionamento dos moradores na proximidade das suas residências. Por um lado, foi notória a insuficiencia de fiscalização da Polícia Municipal por todo o bairro, e por outro, a total inadequabilidade do actual cenário regulamentar em experiência (i.e., parquímetros 8h-20h), uma vez que o estacionamento visitante inviabilizou em larga medida o estacionamento nas ruas Adelaide Cabete e Ana de Castro Osório.

De igual modo, há muito que alertamos as entidades locais para a questão da segurança na Quinta da Luz. Temos dito que é fundamental a presença policial (por meio de rondas) no bairro, tanto nos dias de semana como em dias de jogo. A prevenção promove a segurança e a estabilidade. Fomos informados que hoje - dia de jogo - houve intervenção policial sob focos de vandalismo gerados mais uma vez por “adeptos” do futebol que frequentam os cafés locais, criando um ambiente de risco e fortemente hostil aos moradores e visitantes do bairro.

Inevitavelmente, quando não cuidamos de prevenir o perigo a montante, somos surpreendidos pelo caos a jusante.

Assembleia de Freguesia de Carnide

Na sessão do passado dia 14 de Setembro da Assembleia de Freguesia, os moradores e a Associação de Moradores da Quinta da Luz alertaram para o gradual regresso do caos à área de estacionamento local. Foi realçado que o actual cenário regulamentar experimental - implementado pela EMEL - que enquadra as ruas Adelaide Cabete e Ana de Castro Osório não resolve o problema de estacionamento.
O executivo informou o público que, quanto à actualização dos dísticos, a EMEL irá tentar que o pagamento seja também realizado por multibanco.
Durante a sessão, entre outros temas, foi sublinhada a necessidade de, sem prejuízo para áreas "mais necessitadas", alargar a atenção, participação e acompanhamento institucional à totalidade dos bairros da freguesia, como por exemplo, a Quinta da Luz.

Wednesday, September 08, 2010

Reunião de Direcção aberta aos moradores

Informamos os moradores que a Direcção da Associação de Moradores da Quinta da Luz irá reunir no próximo dia 10 de Setembro, pelas 21h00 na sua Sala na Junta de Freguesia de Carnide.
Informamos que a referida reunião está aberta à participação de todos os moradores do bairro e tera a seguinte Ordem de Trabalhos:
• Informações
• Desporto AMQL
• Estacionamento
• Orçamento Participativo
• Outras acções