Sunday, May 30, 2010

Reunião de Direcção da A.M.Q.L. aberta a todos os associados

Está marcada uma Reunião de Direcção da A.M.Q.L. aberta a todos os associados, no dia 1 de Junho, terça-feira, pelas 21:00 na sala da associação no edifício da Junta de Freguesia de Carnide.

A reunião terá como ordem de trabalhos:

1) Situação actual da A.M.Q.L.
2) Estacionamento
3) Orçamento Participativo
4) Aprovação de actas

Assembleia Participativa no dia 31 de Maio às 18:30

Informamos que, no âmbito do processo de Orçamento Participativo deste ano, a Câmara Municipal de Lisboa irá organizar um conjunto de oito Assembleias Participativas, estando a próxima marcada para o espaço da Junta de Freguesia de Carnide, dia 31 às 18h30.

As mencionadas Assembleias Participativas pretendem ser o início de um ciclo de reuniões nas quais "os cidadãos poderão, presencialmente, apresentar as suas propostas para a cidade no âmbito do Orçamento Participativo 2010/2011".

Em nome de intervenções urbanas necessárias para a nossa área residencial a participação dos moradores da Quinta da Luz neste evento é essencial.

Inscreva-se previamente em op@cm-lisboa.pt ou no próprio local da Assembleia.

À descoberta do Palácio Beau Séjour no Dia do Vizinho

O Dia Europeu do Vizinho nasceu (em 1999 em Paris) com o intuito de realçar, numa época de acentuado anonimato e anomia social, a importância dos laços de vizinhança nas nossas áreas residenciais. Desde há alguns anos a esta parte a Associação de Moradores da Quinta da Luz celebra o Dia do Vizinho com este mesmo objectivo, isto é, lembrar os residentes da relevância que tem o espírito de vizinhança na construção de comunidades coesas, participativas e com qualidade de vida.
Este ano a AMQL celebrou o Dia do Vizinho organizando uma visita guiada ao Palácio Beau Séjour, em São Domingos de Benfica. À visita compareceu um grupo de moradores bastante interessados em descobrir os cenários naturais, patrimoniais e artísticos que revela este fascinante e oitocentista palácio lisboeta.

A visita guiada por Elisabete Gama, olisipógrafa (GEO, Gabinete de Estudos Olisiponenses/Câmara Municipal de Lisboa), constituiu uma viagem através de um século e meio de história da Quinta do Beau-Séjour, partindo dos seus jardins de flora exótica e estilo romântico parisiense, passando pela arquitectura e fachadas adornadas por azulejaria portuguesa até aos seus interiores pontuados pela decoração art noveau, entre outras. Destacam-se, neste capítulo, os artistas convidados pelos proprietários a empreender a remodelação nomeadamente: Rafael Bordalo Pinheiro, Maria Augusta Bordalo Pinheiro, Columbano Bordalo Pinheiro e Francisco Vilaça.

Em suma, os moradores da Quinta da Luz descobriram não apenas um espaço histórico e patrimonial mas igualmente um pólo cultural vivo e dinâmico de portas abertas à comunidade. Por estas razões, recomendamos vivamente não só a visita mas o acompanhamento assíduo das suas actividades científicas e culturais.

Thursday, May 27, 2010

Dia do Vizinho: Visita ao Palácio Beau Séjour


Lembramos a todos, conforme foi divulgado em todos os edifícios do bairro, que a Associação de Moradores da Quinta da Luz celebra o Dia do Vizinho, organizando uma Visita Guiada ao Palácio e Jardins Beau Séjour no Sábado, 29 de Maio.
O Ponto de Encontro é em frente do Edifício, que se situa na Estrada de Benfica nº368.

Metro: Alto dos Moínhos
Autocarro Carris: nº 68


Tuesday, May 18, 2010

Cenário "Parquímetros sem Bolsa de Residentes" experimentado em plena época baixa

Conforme informação avançada a 12 de Maio sobre a reunião tida com a E.M.E.L., Junta de Freguesia de Carnide e Comerciantes, irá ter início um período de experimentação no qual será testado um conjunto de regras específicas para a Rua Adelaide Cabete e Rua Ana de Castro Osório (refira-se que na mencionada reunião a R. Ana de Castro Osório não fora incluída na área de experimentação pelo que é inconcebível o teste), ou seja, a implementação de parquímetros das 8h00 às 20h00 aos dias de semana sem bolsa para os residentes a partir das 20h00 e fins-de-semana. Quanto às restantes ruas do bairro, estas conservarão as suas bolsas de residentes.

Reservando para já a minha opinião pessoal sobre este cenário e depositando expectativas na transparência e integridade do processo de concertação institucional e de avaliação, gostaria de chamar a atenção para a efectiva possibilidade dos resultados recolhidos nesta etapa de teste serem subrepresentados, ou seja, estimados muito “por baixo” e consequentemente inúteis.

Recordo que o período de teste terá início no dia 24 de Maio sendo retomadas as reuniões de concertação em Setembro. Ou seja, o teste acontece no período sazonal em que a procura de estacionamento decresce significativamente, devido:
a) à partida para férias de uma parte importante de moradores e dos automobilistas clientes e funcionários do C.C. Colombo;
b) ao período "do defeso" que equivale à interrupção nos jogos do campeonato nacional de futebol, jogos europeus, jogos para a taça de Portugal, torneios vários, jogos amigáveis, etc.

Julgo que o processo de avaliação que irá decorrer poderá ser significativamente marcado pela especificidade sazonal conferindo aos resultados um total irrealismo face à intensidade do fenómeno vivido durante o resto do ano.



Deixo uma arrepiante imagem ilustrativa do que é a pressão da procura de lugares de estacionamento em dias de jogo, neste caso, na área envolvente a um edíficio Sogel na Rua Ana de Castro Osório. De realçar o tremendo risco que os moradores deste edifício correm em caso de emergência. Situações deste género não serão identificadas no teste, ou serão?

Saturday, May 15, 2010

Campanha contra Dejectos Caninos no Espaço Público

No início da semana passada o relvado do Jardim Bento Martins foi surpreendido com uma instalação original.
Tratou-se de uma acção de sensibilização promovida pela J.F. de Carnide que visou alertar os cidadãos para o crónico problema dos dejectos caninos deixados nos nossos espaços públicos. A instalação durou 48h e segundo informação da Junta a acção integra uma campanha de divulgação mais ampla que pretende abranger várias áreas da freguesia.

Wednesday, May 12, 2010

ESTACIONAMENTO

Hoje dia 12 de Maio estivemos reunidos com o Sr. Presidente da Junta, Vogal do Trânsito, EMEL e Comerciantes Locais.
Tivemos ocasião de referir que, apesar de haver melhorias, algumas ocorrências estão a comprometer o sucesso do sistema: insuficiência e nalguns casos total ausência de fiscalização e falta de informação e sensibilização quanto às áreas e horários.
A EMEL informou-nos que em toda a Rua Adelaide Cabete, a partir do próximo dia 24, vão começar a funcionar os novos parquímetros, sendo que esta Rua deixará nos próximos 2 a 3 meses, a título experimental, de ser Bolsa Exclusiva a Residentes.
Após este período a EMEL fará uma reunião de avaliação.
A AMQL apresentou a sua discordância com esta medida, que deixará esta rua no período das 20h às 8h e fins de semana sem qualquer sistema que proteja os direitos dos moradores. Sugerimos ainda que o prazo de validade do actual dístico seja alargado a 2 anos visto que passado seis meses este modelo de estacionamento ainda não está a funcionar em pleno.

Friday, May 07, 2010

Futebol de Rua: Pontapé de Saída na Quinta da Luz

Teve início na 5ªfeira, dia 6 de Maio o primeiro treino da iniciativa Futebol de Rua na Quinta da Luz. Conforme referimos anteriomente trata-se de uma acção implementada pela Associação de Moradores da Quinta da Luz em parceria com a Associação Nacional de Futebol de Rua e a J.F. Carnide.

Na Quinta da Luz as normas do Futebol de Rua não podem ser aplicadas ao detalhe devido ao contexto espacial e infraestrutural da nossa área de residência. Mas as dinâmicas de formação quer desportiva quer pessoal e cívica associadas a esta actividade poderão ser claramente desenvolvidas e aprofundadas, tal como explicaram o Paulo Marques e a Ana.
Foi assim o pontapé de saída desta iniciativa que contou já na primeira sessão com 8 jovens francamente empenhados e motivados conforme se constatou nas diversas fases e provas do treino (ver fotos).

A acção desenvolve-se numa etapa exploratória mas bastante empenhada no objectivo de fazer crescer o grupo de jovens e o nível de adesão local à modalidade. Para já, merece destaque a motivação dos jovens que mal podem esperar pelo próximo treino que por certo contará com mais colegas e amigos.


As inscrições estão abertas!
Envia o teu nome, idade, telefone, endereço de e-mail para: amquintadaluz@yahoo.com

Encontros em Música na Fonoteca de Lisboa

ENCONTROS EM MÚSICA (5.ª EDIÇÃO)
Ciclo de concertos

A iniciativa Encontros em Música da Fonoteca Municipal de Lisboa pretende "promover um conjunto de actuações que proporcionem, por um lado, o encontro e a troca de experiências entre algumas das escolas de música da Área Metropolitana de Lisboa e, por outro, que permitam a futuros instrumentistas e compositores a apresentação de propostas concretas de repertório e o contacto com o público, sem os constrangimentos próprios de um concurso ou prova de avaliação escolar".

Os Encontros em Música irão ter lugar nas instalações da Fonoteca Municipal, nos dias 8 e 15 de Maio de 2010 (sábado), pelas 17H30, com entrada livre. Em cada dia "participarão três escolas de música da Área Metropolitana de Lisboa e cada uma delas terá a oportunidade de promover os seus alunos, numa apresentação de cerca de trinta minutos. Esperamos que esta iniciativa possa contribuir para a divulgação do trabalho desenvolvido nas classes de instrumento, de conjunto e, eventualmente, de composição das escolas participantes junto do público em geral".

Escolas participantes:
Academia de Música de Santa Cecília, Conservatório de Música D. Dinis, Conservatório de Música de Sintra, Escola de Jazz do Barreiro, Escola de Música Nossa Senhora do Cabo, Hot Club de Portugal - Escola de Jazz Luíz Villas-Boas
in site da Fonoteca Municipal de Lisboa

Tuesday, May 04, 2010

Associação de Moradores e a Associação Nacional de Futebol de Rua promovem desporto na Quinta da Luz

Desde o seu aparecimento que a Associação de Moradores da Quinta da Luz tem a aspiração, no âmbito do desenvolvimento comunitário, de activar a prática desportiva no bairro, seja por meio da iniciativa dos moradores seja através de parcerias institucionais devidamente enquadradas.
A oportunidade surgiu num encontro espontâneo entre a AMQL e a Associação Nacional de Futebol de Rua. Tivémos nessa altura conhecimento do trabalho que esta Associação desenvolve em certos bairros da cidade usando o desporto como instrumento para o desenvolvimento de competências psicosociais e cívicas e de estilos de vida saudáveis junto dos jovens moradores.
Neste sentido, a reunião tida no dia 3 de Maio entre as duas entidades (AMQL e ANFR), serviu antes de mais para perspectivar e conciliar um quadro de parceria e de objectivos comuns com vista à implementação da actividade desportiva (futebol de 4) na Quinta da Luz. O projecto está em fase de desenvolvimento mas tem já mobilizados cerca de 11 jovens da nossa área residencial.


Sofia e Paulo (ANFR) em reunião com a Associação de Moradores da Quinta da Luz

Assim, informamos desde já que estão abertas as inscrições para esta iniciativa. Se tens entre 12 e 18 anos e se estiveres interessado em participar na actividade de FUTEBOL DE 4 no Polidesportivo da Quinta da Luz envia uma mensagem com o teu NOME, MORADA e CONTACTO TELEFÓNICO para:
amquintadaluz@yahoo.com

Neste projecto, seja qual for o resultado do marcador, TODOS VAMOS GANHAR!!!

Monday, May 03, 2010

Feira do Livro de Lisboa 2010

O presidente da APEL, Paulo Teixeira Pinto, disse na sessão de abertura da 80a Edição da Feira do Livro de Lisboa que a "leitura é um acto cívico, pedagógico e lúdico". Este comentário merece a maior atenção especialmente numa época em que a velocidade do quotidiano (e dos seus sistemas de informação) secundarizam actos essenciais que enriquecem e potenciam a nossa relação com o real, como é o caso da leitura.

Confira a Agenda, as Sessões de Autógrafos, os Livros do Dia, Mapa da Feira e o Calendário de Eventos no Site da Feira do Livro
Não se esqueça de fazer uma visita este ano. Os horários são: De 2ª a 6ªfeira do 12:30 às 23:30 e aos Sábados, Domingos e Feriados das 11:00 às 23:30.

Praça do Comércio aberta à cidade!

A Praça do Comércio está de novo aberta à cidade e aos cidadãos após longos meses de uma indispensável intervenção que visou a despoluição do Tejo, a renovação da rede de abastecimento de água e a consolidação do Torreão Poente.

Segundo notícia da Câmara Municipal de Lisboa, um espaço público renovado surgiu convidando a uma fruição mais serena do lugar em larga medida por ter sido atenuada a pressão do tráfego de atravessamento. A Praça do Comércio é o resultado de um interessante projecto que promoveu um amplo debate na cidade tendo incorporado diversas sugestões. Também por isso, a Praça do Comércio poderá ser uma praça das pessoas e para as pessoas. Apreveite este início de Primavera e atreva-se a espreitar o que renasceu para lá do Arco da Rua Augusta.