Friday, August 14, 2009

Informar, Experimentar, Debater XII

Copenhagen: City of Cyclists

Monday, August 10, 2009

Informar, Experimentar, Debater XI

Bicing Barcelona: éxito del alquiler público de bicicletas

Informar, Experimentar, Debater X

Jan Gehl - Documentary Excerpt - Livable Places

Sunday, August 09, 2009

Informar, Experimentar, Debater IX

Amsterdam: The Bicycling Capitol of Europe

Informar, Experimentar e Debater VIII

Take a bike! - European bikers reclaim the streets

Friday, August 07, 2009

Informar, Experimentar, Debater VII

Reportagem "uso da bicicleta no dia-a-dia", RTP

Informar, Experimentar, Debater VI

Reportagem "de Bicicleta Para o Trabalho", Sic Notícias

Monday, August 03, 2009

Sobre a Ciclovia (Troço Av. do Colégio Militar)

No passado dia 30 de Julho a A.M.Q.L. dirigiu a seguinte mensagem à Câmara Municipal de Lisboa:


Direcção Municipal - D.S.R.T.



Exmo. Senhor Engº Carlos Gomes Pereira,

A Associação de Moradores da Quinta da Luz é uma entidade cuja intervenção visa promover a qualidade de vida dos residentes através da sua mobilização e envolvimento no desenvolvimento urbano local, potenciada por metodologias de trabalho adequadas (diagnósticos, questionários, debates, dinâmicas participativas, etc.) e através de uma parceria que desejamos sempre activa e substantiva com a C.M.L., a J.F. de Carnide e outras entidades.

É neste contexto, que não podemos deixar de transmitir a nossa surpresa face ao vazio total de informação que precedeu e enquadrou a intervenção da Câmara Municipal de Lisboa na Av. do Colégio Militar. Assim que a obra teve início a AMQL sentiu o sobressalto por parte de moradores preocupados e perplexos perante os acontecimentos. Após várias diligências da Associação para tomar conhecimento da intervenção, apenas na Junta de Freguesia encontrámos um “pequeno panfleto” comunicando a intervenção que já tinha tido início.

Independentemente das boas intenções da obra e do eventual bom planeamento, gostaríamos de esclarecer algumas questões que nos preocupam a todos enquanto moradores:

· A supressão prevista de 2 vias (uma em cada sentido) na faixa de rodagem da Av. do Colégio Militar antevê o afunilamento do trânsito na Avenida do Colégio Militar e consequente congestionamento. Que alternativas foram criadas para o condutor escapar a este canal que privilegia o peão? Não há outras alternativas à supressão das vias como, por exemplo, mexer no muro do Colégio Militar?

· A falta de estacionamento na Quinta da Luz é um problema ainda por resolver. O pólo comercial, de serviços e transportes do Colombo/Colégio Militar produz um impacto significativo na redução do estacionamento dos moradores. Para quando está prevista a implementação do novo modelo de estacionamento e a restauração do parque de estacionamento para residentes no actual Parque da Polícia Municipal?

· Os novos lugares criados vão ser sujeitos a estacionamento rotativo/parquímetros antes da prevista implementação do novo modelo de estacionamento?

· Que árvores que vão ser plantadas na área pedonal. É fundamental acautelar a espécie de árvore a plantar para que as suas raízes não venham a perturbar a circulação pedonal e as suas folhas não danifiquem os carros estacionados.



Agradecemos a atenção e esperamos ser esclarecidos sobre esta situação com a maior brevidade possível.



Melhores Cumprimentos

Alzira Costa (Presidente da A.M.Q.L.)

Manish Fernandes (Vice-Presidente da A.M.Q.L.)

Informar, Experimentar, Debater V

Interface for Cycling Expertise (I-CE), 2005

Informar, Experimentar, Debater IV

Interface for Cycling Expertise (I-CE), 2005

Informar, Experimentar e Debater III

"Motor Mania", por Jack Kinney, 1950

Sunday, August 02, 2009

Informar, Experimentar, Debater II

"Sociedade do Automóvel", por Branca Nunes e Thiago Beniccio, 2005

Informar, Experimentar, Debater I

Semeando um novo Paradigma Urbano I

Na sua intervenção e trabalho pela promoção da qualidade de vida dos residentes, tem constituído uma conduta incontornável da Associação de Moradores da Quinta da Luz, por um lado, tomar conhecimento das problemáticas locais e informar de forma responsável e por outro, estimular a participação dos residentes do Bairro para o debate por meio das mais diversas formas, ou seja, através de:

• reuniões de direcção abertas aos moradores
• reuniões temáticas de relevância local
• iniciativas de animação socio-culturais
• dinâmicas e metodologias participativas
• inquéritos aos moradores
• questionários às administrações
• blog e no e-mail da Associação de Moradores
• reuniões com especialistas
• reuniões com entidades
• conversas de rua
• telefonemas
• Assembleias de Freguesia e Municipais
• Sessões de Câmara,
• etc., etc. etc.

Para além de tudo o resto que está escrito em lei é também esta conduta que nos legitima, enforma o nosso conhecimento e que nos tem permitido alcançar uma série de vitórias para o bairro: Vitórias explícitas, como as melhorias no espaço e ambiente urbanos; e Vitórias implícitas, como é o incremento do nível de cidadania não apenas dos moradores que connosco batalham mas das entidades parceiras que connosco (re)constroem a nossa cidade diária e que necessariamente tiveram de integrar dinâmicas por nós impostas, na sua cultura e gestão operacional.

Na verdade, para a A.M.Q.L. não se trata apenas de uma conduta mas sim de um desafio constante que, apesar de enorme encargo nas nossas vidas pessoais, o assumimos com um enorme prazer e compromisso. Mas sobretudo, como alguém disse: “Com a Cara e a Coragem”