Friday, July 24, 2009

Percursos e Corredores: "Benfica-Carnide Ciclável"

Tiveram início as obras que visam concretizar mais um troço da ciclovia "Quinta da Granja-Telheiras-Campo Grande" respeitante ao circuito "Av. do Colégio Militar, Largo da Luz, Rua do Seminário, Rua Hermano Neves".

Com esta obra o Município pretende transformar uma área urbana presentemente com um perfil marcado pelo tráfego veloz e ameaçador ao peão - em que o automóvel dita as suas regras - num lugar aprazível em que o espaço público arborizado marque a sua presença e no qual sejam predominantes as formas de mobilidade suave e não poluentes, isto é, o percurso pedonal, a bicicleta, etc.


Trata-se de uma intervenção urbana realizada à luz do novo urbanismo e que visa humanizar o carácter do espaço urbano, numa época, em que:
- a sociedade compreendeu que não vive de recursos inesgotáveis e facilmente acessíveis sendo desafiada a encontrar e explorar novos recursos mais sustentáveis e menos poluentes;
- o cidadão se afirma como agente interveniente na qualidade de vida do seu meio envolvente (ex. Consumos alternativos, Orçamento Participativo, etc.).

De acordo com o folheto informativo que consegui "desencantar" num cantinho da Junta de Freguesia, a obra pretende:
1. Optimizar as áreas destinadas a estacionamento preferencial para residentes (serão cerca de 19 novos lugares na Av. do Colégio Militar e 82 na R. Fernando Namora).
2. Alargar os passeios, removendo barreiras arquitectónicas e melhorando a boa acessibilidade para todos.
3. Introduzir ou renovar o arvoredo de alinhamento (vão ser plantadas cerca de 19 novas árvores na Av. do Colégio Militar e 39 novas árvores na R. Fernando Namora).
4. Criar um percurso ciclável, que ofereça segurança para todos.


Enquanto cidadão encaro este género de intervenções de forma bastante optimista, mas não dispenso o meu gesto de indignação perante o vazio de informação e debate sobre uma obra tão relevante nas vidas dos moradores locais. Independentemente das boas intenções e do eventual bom planeamento da intervenção, as instituições que nos governam, gerem ou mantém o nosso espaço público deveriam ser mais eficazes no trabalho articulado e na informação que prestam ao Cidadão especialmente quando se trata de transformação do espaço por ele habitado e vivido há decadas.

A Associação de Moradores da Quinta da Luz está empenhada em conhecer os detalhes do projecto, apurar as interrogações que este levanta e o nível de receptividade dos cidadãos, mais ou menos informados.

Monday, July 20, 2009

Um pesadelo para o automóvel

uma rima rápida... "Tipuanas-em-Flor são um pesadelo para o condutor"...

Fotos da Visita ao Museu Romano


Deixamos algumas fotografias relativas à visita promovida pela Associação de Moradores ao Teatro Romano e um breve texto extraído do site da CML (Ulisses) que contextualiza este interessante e fascinante espaço museológico que é uma verdadeira aventura ao passado da cidade e um aliciante desafio à imaginação do visitante.

As ruínas do Teatro Romano de Lisboa formam um conjunto monumental que faz parte do Património Cultural de Lisboa e do país. Este núcleo é um dos principais testemunhos materiais e artísticos da cultura clássica e da civilização romana, que deram sentido, forma e dimensão urbana à cidade desde o século I até meados do século V. Trata-se de um monumento significativo da nossa herança cultural, que deve ser preservado, restaurado, valorizado e integrado na vivência contemporânea.

Neste contexto, através do Departamento de Património Cultural/Divisão de Museus e Palácios e com a colaboração de outros Serviços e técnicos da CML, foi desenvolvido um estudo e uma proposta para a recuperação do Teatro Romano de Lisboa, que contempla um conjunto de intervenções que vão desde a pesquisa arqueológica, conservação e musealização das ruínas, reabilitação da envolvente e construção de um Museu, resultante de um projecto de arquitéctura.

O Museu do Teatro Romano funciona como um núcleo determinante para a articulação e prosseguimento das outras linhas de intervenção. Instalado num imóvel seiscentista, na área provável de uma das antigas entradas do Teatro, ele é o pólo agregador, animador, que permitirá, inclusive, tornar mais viisível e compreensível o próprio monumento e a Lisboa que a ele se remete.

Horários: Ter a Dom: 10h-13h/14h-18h | Encerra aos feriados

Sunday, July 19, 2009

Serviço Mais Regular e Assíduo de Limpeza Urbana

Tem sido cada vez mais frequente estar ou passar pelo Jardim Bento Martins e depararmo-nos com a falta de limpeza da área pedonal.

Há umas semanas atrás dei com a D. Deolinda, minha colega vice-Presidente da Associação de Moradores, a limpar o passeio do caramanchão. Em conversa disse-me que estava cansada de se sentar em bancos rodeada de restos de pacotes, garrafas, jornais, e demais resíduos. Compreendo o desespero e o espírito cívico da D. Deolinda, mas julgo que há um problema mais amplo e persistente que todos temos de resolver.

O Jardim como é sabido é cada vez mais frequentado não apenas por moradores mas por grupos de pessoas que usam o espaço para atravessamento ou encontros/convívios espontâneos. Julgo ser fundamental ser feito um trabalho de sensibilização para o civismo de modo a preservar um ambiente que é de todos. Por outro lado, importa que as entidades responsáveis pela limpeza e manutenção do espaço compreendam as devidas características e necessidades da área e assumam o seu dever.

Estamos cansados de protocolos mal assumidos e mal executados e que ninguém percebe, não apenas os cidadãos, mas as próprias entidades.