Wednesday, June 25, 2008

AMQL na Assembleia de Freguesia

Como é do conhecimento geral, a Assembleia de Freguesia é um orgão independente e deliberativo da freguesia, que por excelência representa todos os seus moradores.

A Associação de Moradores da Quinta da Luz participou na última reunião de Assembleia que teve lugar dia 24 de Junho com o propósito de informar os seus membros sobre determinadas questões que perturbam o quotidiano da Quinta da Luz solicitando o apoio do executivo para a sua resolução.
A saber, foram referidos: os problemas de determinadas árvores que ameaçam a mobilidade e segurança dos moradores e transeuntes; a segurança dos moradores do bairro perante os recentes assaltos e vandalismos ocorridos; a constante ruptura das condutas da EPAL.
Embora os problemas tenham tido a concordância e o reforço de diversos membros da própria Assembleia, não foi possível compreender uma resposta concreta relativamente ao apoio solicitado face às questões expostas.
O desempenho da AMQL tem se pautado pela identificação responsável de problemas locais e pelo esforço e empenho pela sua resolução ainda que tal represente um esforço acrescido ao nível pessoal, de tempo e de recursos. É nesta qualidade, no âmbito da cooperação institucional e do serviço prestado ao cidadão, que a AMQL aguarda uma resposta efectiva por parte dos nossos autarcas.

Saturday, June 21, 2008

Onde fica o desportivismo ...?

Um autocarro de turismo alugado por indivíduos da claque do Futebol Clube do Porto foi incendiado na Av. do Colégio Militar, em frente ao edifício nº153 da Quinta da Luz.

De acordo com informações no local o referido autocarro transportou a claque para o jogo de hóquei que o clube iria disputar com o Sport Lisboa e Benfica e que decidiria o título nacional de Hóquei em Patins. Ainda com muitos pormenores por apurar, o incêndio deflagrou por volta das 17:15, e julga-se ter sido de origem criminosa. Após ter sido dado o alarme os Bombeiros acorreram ao local para o combate ao fogo, tal como a PSP investigando e acompanhando o acontecimento. Segundo se sabe não houve vítimas que neste caso poderiam ter sido normais transeuntes.

No capítulo da segurança e risco, a Associação de Moradores teve conhecimento de dois assaltos a moradores que tiveram lugar recentemente no nosso bairro. O primeiro aconteceu em frente ao nº3 da Rua Adelaide Cabete e o segundo ocorreu na garagem de um edifício da SOGEL.

Maior segurança diária e em especial em dias de jogo é o que a Associação de Moradores tem reclamado e irá continuar a exigir junto das entidades competentes.

Sunday, June 15, 2008

Choupo cortado na Rua Públia Hortência de Castro

Um choupo de enormes dimensões foi abatido na Rua Públia Hortência de Castro pelos serviços municipais após diversas solicitações por parte dos moradores do edifício à edilidade.

Tratava-se de um problema de segurança do próprio edifício, pois segundo informações de moradores as dimensões ameaçavam a fachada do edifício e as raízes danificavam a parede da garagem.

Neste âmbito, a Associação de Moradores está a envidar esforços para a resolução de situações semelhantes em outras áreas do bairro. Pelo que sabemos, é um esforço que sempre demora o seu tempo pois os recursos técnicos municipais para uma obra deste género são reduzidos tendo em consideração a área da cidade. Quanto a nós, continuaremos a utilizar as nossas ferramentas de construção da nossa "Qualidade de Vida" - a Insistência e a Preserverança.

Mais um buraco devidamente alcatroado

Durante algumas semanas um incómodo buraco na faixa de rodagem na Rua Ana de Castro Osório (junto do Largo dos cafés e a caminho do Polidesportivo) prejudicou a mobilidade automóvel e pedonal. Provavelmente, tratou-se de uma anomalia resultante de alguma obra local mal concluída.

Após diversos contactos da Associação de Moradores com as entidades responsáveis (neste caso a Câmara Municipal) o buraco foi devidamente alcatroado e coberto.

ENCONTRO DE COROS

Ainda no âmbito da comemoração do DIA DO VIZINHO e com o intuito de promover as relações com a vizinhança próxima e distante, a Associação de Moradores da Quinta da Luz organizou um ENCONTRO DE COROS no passado dia 7 de Junho. Tratou-se de uma inicativa realizada com a parceria da Junta de Freguesia de Carnide.


O referido encontro teve lugar no Espaço Bento Martins e contou com a participação de três grupos corais: Grupo de Cantares da ARPIC, Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos de Carnide, o Grupo Coral do Sporting Clube de Portugal e o Coro Polifónico do Centro de Artes e Ofícios Roque Gameiro de Minde.



Cada grupo actuou durante cerca de meia hora entoando com todo o vigor e brio diversas peças do canto popular ao erudito. Neste capítulo, mereceram uma atenção especial os nossos convidados de Minde, concelho de Alcanena.


Seguiu-se um lanche de confraternização, onde o ânimo e um licor de laranja caseiro prolongaram o ímpeto vocal pela tarde fora entre os convivas.

REUNIÃO DE DIRECÇÃO


REUNIÃO DE DIRECÇÃO
(aberta aos moradores)
17 de Junho de 2008
21h - Sala da AMQL na Junta de Freguesia

Ordem de trabalhos:
1 - Avaliação das Actividades realizadas;
3 - Informações;
4 - Aprovação da acta de Maio.

DIA DO VIZINHO: Um dia todos os dias...:)

A comemoração do DIA DO VIZINHO na Quinta da Luz demonstrou uma vez mais, o motivo pelo qual é importante a implementação deste género de actividades nas grandes cidades, de modo a combater o anonimato, a solidão e a indiferença do cidadão nas suas áreas residenciais.

De facto, neste dia, o espaço do caramanchão do Jardim Bento Martins constituiu um lugar de encontro, de animação, de participação e debate entre os moradores sobre aspectos que marcam o dia-a-dia do bairro.
Afixados os cartazes em cada edifício (bem como em diversos estabelecimentos locais) e anunciado na Internet (blog), a divulgação da iniciativa chegou a um significativo número de moradores.
Assim, entre as diversas actividades, o dia contou a partir das 15:00 com a participação da EAN, Estudos Avançados de Naturologia, com uma demonstração aos moradores da Reflexologia dos pés.

Esta técnica constitui uma forma de massagem terapêutica, por meio de aplicação de pressões e deslizamentos em pontos reflexos nos pés que, de acordo com os seus especialistas, promovem desde o alivio de pequenos desconfortos e dores até à eliminação de certos distúrbios em varias partes do corpo. A actividades contou com a participação de várias dezenas de moradores.

Por volta das 17:00 a AMQL deu início à implementação de uma Actividade de Participação e envolvimento dos moradores. Tratou-se de uma técnica participativa que procura por meio do envolvimento dos residentes realizar um levantamento dos aspectos que estes mais apreciam e os aspectos que mais os preocupam na bairro. Várias dezenas de moradores participaram escrevendo a sua opinião e afixando-a nos respectivos placards.

Para além do importante registo de opiniões, a acção permitiu levar os moradores a falar e debater questões que são normalmente abordadas casualmente nas entradas dos edifícios, nos elevadores ou nos cafés locais.

Todos os dados recebidos serão devidamente processados e tratados permitindo identificar não apenas os problemas mais prementes mas as potencialidades mais evidentes da nossa área de residência.


Para além destas duas iniciativas, o DIA DO VIZINHO contou com uma actividade bem sucedida de troca de livros, com uma acção de expressão plástica com as crianças e ainda com um agradável lanche partilhado entre os moradores.
Um enorme agradecimento é devido a todos os elementos (associados e moradores) e parceiros que apoiaram a iniciativa, facto que permitiu um momento de verdadeiro encontro e de reforço das relações de vizinhança.

De facto, tratou-se de uma iniciativa que só foi possível ser feita PARA o bairro, porque foi feita COM o bairro.