Sunday, January 27, 2008

PERIGO espreita na Rua Ana de Castro Osório

Por ventura causado pela colisão de algum veículo, a vedação e o corrimão da Rua Ana de Castro Osório, que protegem o peão do viaduto inferior que ladeia o Centro Comercial Colombo, estão visivelmente danificados.
Trata-se de uma situação que constitui um sério risco para o peão, criança ou adulto, facto que tem de exigir a maior atenção e rápida reparação, por parte das entidades responsáveis.

Reunião com a Junta de Freguesia

No dia 24 de Janeiro, a AMQL teve uma reunião com o Presidente da Junta de Freguesia com o intuito de reforçar a urgência da intervenção no Largo dos Cafés. Acrescentou ainda o caso da árvore ao lado da Estação dos Correios que está a tornar o piso intransitável e está a danificar o espaço de estacionamento em frente à referida Estação.
De facto, em múltiplas ocasiões, em reuniões, através de ofícios e em fóruns de participação, a AMQL tem denunciado estas situações preocupantes, junto das instituições (J.F.C. e C.M.L.).

Queremos acreditar que as diligências resultantes da última reunião tenham consequências.

Tuesday, January 22, 2008

Mais uma Queda no Largo dos Cafés!

No Sábado, dia 19 de Janeiro mais uma moradora tropeçou, caiu e feriu-se gravemente, no Largo dos Cafés.
A AMQL, tem alertado nas mais diversas esferas como a Câmara Municipal, Junta de Freguesia, Assembleia de Freguesia para o perigo que constitui o piso extremamente irregular daquele largo, decorrente da elevação das raízes das árvores.

A senhora de 72 anos de idade, regressava a casa do super-mercado com dois sacos nas mãos e devido a uma forte elevação no piso, tropeçou e caíu violentamente. Jorrando continuamente sangue do queixo, foi ao posto nº15 de Benfica onde não conseguiram fazer mais do que estancar o sangue colocando-lhe um penso. Os enfermeiros disseram-lhe que tinha perfurado o lábio, de um lado ao outro e que tinha que ser cosida. Foi então encaminhada para o Hospital de Santa Maria, onde chegou às 19h30 e saíu às 0h30. No Hospital coseram-lhe o lábio e pediram que no dia seguinte regressasse para tirar radiografias. Como resultado da violência do impacto a senhora queixa-se das mãos, das costas, das pernas e dos dentes...
As fotografias revelam bem as consequências e o drama vividos pela nossa vizinha.

Conforme a AMQL tem repetido frequentemente, mesmo considerando que aquelas árvores têm adeptos no bairro é urgente encontrar uma solução sustentável para que se evite que acidentes destes, que podem ter consequências ainda mais gravosas, se repitam.
Podia ter acontecido a qualquer um de nós!

Mais um Assalto na Quinta da Luz!

No 6ª feira dia 18 de Janeiro, ocorreu um assalto na entrada do edifício nº 5 da Rua Adelaide Cabete.
Os assaltantes aproveitaram a entrada de uma moradora no edifício para, enquanto a porta se fechava lentamente, entrarem também e abordarem a referida moradora. Dizendo que estavam na posse de armas brancas, levaram dinheiro e cartões de crédito. Como a entrada do prédio é um local de frequente passagem, os moradores que desciam, um a um, foram dando conta da situação e, tendo um dos assaltantes escapado, outra ficou retida até que fosse chamada a polícia que procedeu à sua detenção.
Trata-se de um assalto que podia ter ocorrido em qualquer local do bairro ou em qualquer edifício. Como já aconteceu anteriormente.
Em inúmeras ocasiões, a Associação de Moradores tem denunciado a ausência de forças de segurança na Quinta da Luz. Entre as várias iniciativas, a AMQL solicitou à Junta de Freguesia uma reunião alargada com a Polícia, para que fosse abordada a questão da segurança do bairro. A reunião aconteceu e a AMQL alertou a Polícia para situações como: os assaltos que têm ocorrido a pessoas e às casas, as hordas de claques que têm provocado distúrbios, o vandalismo que se tem manifestado na área, etc. Nostalgias à parte, lembro-me que há uns 10 anos era frequente vermos agentes a fazerem ronda no nosso bairro. Actualmente, é mesmo muito raro ser visto um polícia nesta zona.

A AMQL continuará a insistir para que o clima de insegurança não se instale no nosso bairro. As entidades responsáveis e parceiras têm de encarar com seriedade os alertas lançados!

Wednesday, January 16, 2008

AMQL/QUEM SOMOS E ONDE ESTAMOS

QUEM SOMOS E ONDE ESTAMOS

- reuniões da Direcção - 3ª Terças-feiras de cada mês às 21h na nossa sala no Edifício da JFCarnide

- contactos:

* Largo das Pimenteiras 6 A 1600 LISBOA

* TEL 21 712 1342

* e-mail: amquintadaluz@yahoo.com

* blogue: http://amquintadaluz.blogspot.com



Pretendemos fomentar o espirito de solidariedade e civismo entre os residentes da Quinta da Luz promovendo actividades sociais.
Promover actividades culturais e lúdicas de modo a contribuir para a diminuição da solidão que cada vez mais surge nas grandes cidades.
Levantar problemas do Bairro e promover acções para a sua resolução, nomeadamente no respeitante a infaestruturas de equipamentos de apoio à população, iluminação pública, espaço público, segurança e estacionamento com sentido a preservar e melhorar as vertentes urbanística e ecológica desta zona.

Para se ser Associado é condição ser morador na Quinta da Luz, prencher uma pequena ficha e pagar uma quota anual de 10 €. Com este pequeno gesto a população dá-nos incentivo e motivação para os representarmos. A quota permite custear despesas de manutenção.
Funcionamos como qualquer outra Associação, com Assembleias Gerais de Associados onde são aprovados Planos de Actividades, Relatórios de Contas, etc. Sempre que seja necessário recorremos a Assembleias de Moradores. Todos os moradores, mesmo não sendo associados, são ouvidos, podendo participar nas nossas reuniões ou contactar-nos através de telefone, e-mail ou comentários no blogue. Quem quer trabalhar é sempre bem vindo e as áreas são vastas para atingir os nossos objectivos.

Tuesday, January 15, 2008

Reunião de Direcção (aberta aos moradores)

Como é do conhecimento dos moradores a Reunião de Direcção (aberta aos moradores) de Janeiro está agendada para dia 15, pelas 21:15.