Monday, May 28, 2007

Celebração do Dia do Vizinho na Quinta da Luz: Vamos nos conhecer melhor


O dia 31 de Maio foi instituído recentemente como o Dia Europeu do Vizinho. Segundo consta, um cidadão francês, desencantado com o crescente clima de isolamento e anonimato vivido no seu bairro decidiu fazer algo para mudar a situação. Neste sentido, estabeleceu um dia para que as pessoas no seu bairro se dessem a conhecer mutuamente por forma a criar um verdadeiro espírito de confiança e de vizinhança no seu espaço residencial. Como uma forma de resposta a um problema generalizado das nossas sociedades – o anonimato - a referida iniciativa cresceu e transformou-se num movimento sem fronteiras.

A Quinta da Luz, não fugindo à excepção, é um bairro cuja densidade residencial predispõe ao isolamento dos moradores no interior dos seus apartamentos e torres. Entre outras actividades, a implementação de iniciativas que tragam as pessoas para o espaço público, promovendo o conhecimento mútuo e a conversa sobre a qualidade de vida no nosso bairro, é pertinente e urgente. Deste modo, associando-se ao movimento do Dia Europeu do Vizinho que se comemora a 31 de Maio, a AMQL irá organizar uma iniciativa, diferente e criativa no primeiro Sábado a seguir à data estipulada, neste caso dia 2 de Junho.

Um lanche no Jardim Bento Martins será pretexto para um encontro descontraído entre vizinhos, onde serão implementadas três actividades em simultâneo:


  • Atelier de Expressão Plástica;

  • Feira de Troca de Livros;

  • Exposição da Actividade da Associação de Moradores da Quinta da Luz.

O convívio terá início às 16h do Dia 2 de Junho... Não falte... Vamos nos conhecer melhor...

Estacionamento na Quinta da Luz: Missão (Im)possível?



Como é do conhecimento de todos, a proximidade do Centro Comercial Colombo, do Estádio da Luz e de outros equipamentos locais sendo uma vantagem para os moradores, constitui um pesado ónus para o estacionamento no nosso bairro. É extraordinariamente difícil estacionar na Quinta da Luz a qualquer hora do dia, estando o fantasma da multa sempre a pairar sobre o bairro.

À revelia de qualquer tipo de diálogo institucional, o Departamento de Mobilidade da C.M.L., reportando-se a um protocolo de 96 com a Polícia Municipal, retirou aos moradores da Quinta da Luz 150 lugares de estacionamento na Av. do Colégio Militar para que nesse espaço sejam arrumados os veículos rebocados da via pública. Esta brusca decisão foi desastrosa para a vida local.


A A.M.Q.L. encetou já contactos com a Câmara Municipal (Departamento de Mobilidade) e com a Junta de Freguesia alertando para a grave situação instalada. Obtivémos da parte do Presidente da Junta de Freguesia e restante executivo apoio nesta causa.
De facto, e conforme nos foi informado, a Câmara já possuí nesta freguesia outras áreas para o mesmo fim, não se justificando a penalização a que os moradores estão presentemente sujeitos.


(in Folha Informativa nº2, Março de 2007 da A.M.Q.L. )

Monday, May 21, 2007

Aniversário do Blog

O blog da AMQL comemora o seu segundo aniversário. Mais um ano de notícias locais, pontuado aqui e além por debates úteis e esclarecedores sobre a vida local. Do muito que se passou ficou a convicção que o nosso empenho contribuíu para melhorar diversos aspectos do nosso quotidiano. No entanto, novos desafios nos esperam.
"A cidadania em marcha..." significa isso mesmo, a tomada de consciência gradual que uma significativa parte da qualidade de vida do espaço em que vivemos está nas nossas mãos... por fazer e por defender...

Friday, May 18, 2007

Piso por recuperar...


O piso alcatroado em frente aos correios, na área de estacionamento, encontra-se em muito mau estado. Trata-se de uma situação que traz sérios problemas aos carros e aos peões.

Largo dos Cafés da Quinta da Luz: Espaço Público por recuperar


Desde há uns anos a esta parte, o largo situado entre os nºs 2 e 4 da Rua Ana de Castro Osório, conhecido localmente pelo “Largo dos Cafés” tem se tornado numa autêntico “assombro” para os residentes da Quinta da Luz.


As raízes das árvores levantam as pedras da calçada e penetram nas fundações dos edifícios, facto que tem sido motivo de forte preocupação para os moradores do bairro.
Para além das justas reclamações dos residentes dos edifícios, diversos moradores queixam-se ter tropeçado e caído tendo alguns destes recorrido a cuidados hospitalares.

Torna-se urgente encontrar uma solução viável que permita aos peões realizar o atravessamento com segurança garantindo a protecção do edifício e, por outro lado, que respeite a dignidade das árvores plantadas, cuidado exigido firmemente por certos moradores do bairro.

Com efeito, o Largo dos Cafés constitui um dos espaços de maior circulação desta área residencial, não apenas para os moradores do bairro mas igualmente para todas as pessoas que se servem do bairro como via de atravessamento para o crescente “nó de serviços” em que se transformou a área adjacente à Quinta da Luz, com o Centro Comercial Colombo, a Estação de Metro e interface multimodal do Colégio Militar, o Estádio da Luz, o Hospital da Luz, etc.

Monday, May 14, 2007

Reunião de Direcção alargada

15 de Maio - 21h na sede

Ordem de trabalhos:

1- Dia do Vizinho;
2- Estacionamento - Informações sobre a reunião com Executivo da Junta;
3- Informações sobre contactos e trabalhos já efectuados por outras associações acerca da CRIL-acessos na ligação ao eixo Norte-Sul;
4- Aprovação de actas