Sunday, December 31, 2006

... e um óptimo 2007


A AMQL deseja a todos
... um óptimo 2007
... preenchido de saúde, sucesso, harmonia, oportunidades e boas surpresas!!!

Sunday, December 24, 2006

Votos de um Natal Feliz...

A AMQL deseja
... a todos os moradores da Quinta da Luz, de Carnide e Lisboa...
... a todas as pessoas e entidades que connosco têm cooperado e contribuído para tornarem os nossos dias mais agradáveis...
... e a todos, todos os outros...

Um Feliz Natal de 2006...

Thursday, December 21, 2006

Reunião DHURS/ADMINISTRAÇÕES/AMQL: Um momento de Participação pública na Gestão da Cidade

Por proposta da Associação de Moradores da Quinta da Luz, uma equipa da DHURS/DLU reuniu, no dia 21 de Dezembro, com as administrações dos edifícios Amadeu Gaudêncio. Assim, foram convidadas pelo Departamento (através de carta) e convocadas (telefonicamente) pela AMQL, as administrações das 13 torres cujas características físicas mais se desadequam ao actual sistema de Recolha Selectiva de Lixo Porta-a-Porta.

A reunião teve como fim, informar e esclarecer os moradores sobre as ECO-ILHAS, o modelo escolhido pelas administrações, na anterior reunião de consulta promovida pela AMQL, a 7 de Dezembro. Por outro lado, a equipa da CML sondou ainda as administrações acerca dos possíveis lugares no bairro para a implantação dos equipamentos, solicitando comentários relativamente a uma primeira proposta de localização.

Tal como era objectivo da AMQL, foi aberto o espaço para o esclarecimento e diálogo directo da Câmara com os moradores. A equipa da DHURS pôde informar os administradores sobre as vantagens e inconvenientes do sistema e ser informada sobre a experiência das recolhas de lixo no bairro e a preferência, por parte dos moradores, por uma recolha que garanta uma saída diária do lixo indiferenciado do espaço doméstico.

Em suma, um novo sistema será implementado a nível experimental na Quinta da Luz. Com efeito, a continuidade das ECO-ILHAS dependerá da avaliação que resultar do período de implementação. Neste âmbito, a AMQL considera que para a experiência correr bem, deverão contribuir por um lado, o cumprimento rigoroso da periodicidade de recolha (de lixos e monstros) por parte da Câmara, e por outro lado, o cumprimento de regras básicas de Cidadania por parte dos moradores, como por exemplo, a não colocação do lixo fora dos contentores, a efectiva separação dos resíduos ou o não estacionamento de veículos em frente das ECO-ILHAS.

Uma vez mais, a Associação de Moradores da Quinta da Luz, congratula-se pelo espaço de participação construído (e conquistado) em torno desta problemática, que permitiu que a decisão central integrasse as opiniões dos residentes do bairro. De facto, esse foi um importante desafio para a AMQL, a qual experimentou e desenvolveu durante o corrente ano, diversos instrumentos que garantem a participação dos moradores, como são exemplo: as reuniões mensais de direcção abertas a todos os residentes, o inquérito de opinião às administrações dos edifícios, as reuniões com as administrações, o BLOG da AMQL, a Folha Informativa, etc.

São seguramente estes, os caminhos que acreditamos poderem-nos conduzir a um futuro próximo mais responsável, mais sustentável e de maior qualidade de vida urbana.

Thursday, December 14, 2006

RECOLHA SELECTIVA DE LIXOS

No seguimento da decisão tomada na reunião, no passado dia 7, com com as Administrações das 13 Torres "Amadeu Gaudêncio" a AMQL enviou, no dia 12, para a DHURS a seguinte carta:

Assunto: Recolha Selectiva nas Torres “Amadeu Gaudêncio”

A posição assumida pela AMQL ao longo deste processo decorreu do desagrado generalizado manifestado por diversas formas em diversos momentos, pelos moradores destas torres face ao novo sistema de recolha selectiva porta-a-porta, implementado pela CML. Com efeito, as condições físicas dos fogos e destes edifícios não se ajustam ao sistema de recolha testado.

Por outro lado, e em segundo lugar, a decisão tomada, surge contextualizada num quadro de condicionalismos apresentado pela divisão, no qual se incluem:
a) a impossibilidade de restauração do anterior sistema de recolha;
b) a impossibilidade do aumento dos dias de recolha do actual sistema porta-a-porta;
c) a opção entre as modalidades “Eco-ilhas” e “Almeidas”;

Finalmente a opção tomada quanto à modalidade a ser implementada resulta da consulta realizada aos Administradores dos edifícios Amadeu Gaudêncio, em reunião que teve lugar a 7 de Dezembro, e cuja conclusão mereceu a unanimidade dos presentes que estavam em maioria. As administrações que não puderam estar presentes foram posteriormente contactadas pelo telefone e só uma optou pelos “Almeidas”.

Neste sentido, a AMQL propõe que seja implementada a modalidade designada por “Eco-ilhas".

Nesta reunião foi ainda referido que para que a modalidade adoptada constitua uma efectiva solução para o problema, seja essencial que se tenha em consideração os seguinte aspectos:

a) A recolha de lixo deve ser realizada com assiduidade e devidamente monitorizada para assegurar a eficácia do sistema, ou seja, para que este acompanhe as reais necessidades;
b) Julgamos ser essencial que sejam realizadas acções de sensibilização e educação ambiental, por forma a estimular comportamentos e práticas ambientalmente correctos por parte dos cidadãos;
c) A distância das Eco-ilhas aos edifícios que pretendem servir deve ser curta para se adequar às necessidades das pessoas idosas ou com dificuldades de locomoção.
Foi ainda dito que se a análise do sub-solo assim o permitir, os contentores colectivos móveis devem ser gradualmente substituídos por contentores subterrâneos, na medida em que constituem uma solução ambientalmente e paisagisticamente mais amigável.

Gostaríamos ainda de manifestar o nosso agrado relativamente ao espaço de participação gerado que julgamos ter contribuido significativamente para a garantia da qualidade de vida no nosso bairro e da na nossa cidade.

No dia seguinte fomos convidados para uma reunião ( dia 13 ). Os mesmos elementos com quem reuníramos antes, pediam-nos que os moradores ponderassem a decisão tomada pois podia não ser a melhor. Bastante estupefactos referimos que nos tinham apresentado as duas propostas, como possíveis soluções, e que as transmitíramos aos Administradores indicando todas as vantagens e inconvenientes. Solicitámos, então, uma reunião entre os técnicos da DHURS e as Administrações para que tudo fique esclarecido e o problema seja solucionado.

A reunião ficou agendada para dia 21 de Dezembro, às 21h, na Junta de Freguesia.

As Administrações serão directamente convidadas a participar pela CML/DHURS.

NÃO FALTEM POIS A VOSSA PRESENÇA É IMPRESCINDÍVEL


Sunday, December 10, 2006

Recolha Selectiva de lixos

ECO-ILHAS
Na reunião, dia 7 pp, com as Administrações das Torres "Amadeu Gaudêncio" foi escolhido por unanimidade dos presentes o Sistema de Recolha Selectiva em "Eco-Ilhas".
Todas as Administrações foram avisadas desta reunião e as que não estiveram presentes foram posteriormente contactadas através do telefone da decisão tomada.

Tuesday, December 05, 2006

REUNIÃO DE DIRECÇÃO

Atenção: Alteração na data da reunião mensal

Dia 12 de Dezembro, 21h, Junta de Freguesia

Ordem de trabalhos:

1 - Acção de Sensibilização pela DHRUS (17 de Dezembro) sobre "Recolha Selectiva"

2 - Estacionamento e Segurança

3 - Aprovação da acta anterior

REUNIÃO COM CML/DHRUS

Elementos da AMQL reuniram na Direcção Municipal de Ambiente Urbano com elementos do DHURS no passado dia 4. Foram apresentadas duas propostas para solução na alteração da recolha selectiva de lixos nas 13 Torres "Amadeu Gaudêncio" ficando a Associação de reunir no próximo dia 7 de Dezembro com as Administrações destes edifícios, para decidirem qual a solução a aceitar.

Esta reunião terá lugar na Junta de Freguesia, às 21h, no Salão Nobre.