Friday, November 17, 2006

REUNIÃO DE DIRECÇÃO


Reunião de Direcção alargada a todos os moradores
21 de Novembro 06
Sala da Biblioteca - Junta de Freguesia
21h

Ordem de trabalhos:

1 - Recolha selectiva de Lixos - acções realizadas;
2 - Estacionamento;
3 - Informações gerais;
4 - Aprovação da acta da reunião anterior.

Tuesday, November 14, 2006

Visita da equipa técnica da DLU à Quinta da Luz

Na sequência da intervenção da AMQL em sessão de Câmara, que mereceu a surpresa e a atenção do vereador do Departamento de Higiene Urbana e Resíduos Sólidos (DHURS), uma equipa de técnicos da Divisão de Limpeza Urbana (DLU) visitou o bairro acompanhada pela Associação e por diversos moradores que se quiseram juntar ao percurso.

A equipa técnica teve assim a oportunidade de constatar in situ as condições físicas dos edifícios (cozinhas, arrecadações, halls de entrada, etc.), trocando impressões com os respectivos administradores e porteiras, bem como com moradores transeuntes que espontaneamente sentiram a necessidade de exprimir a sua experiência relativamente ao novo sistema.

Da forma mais elaborada à mais simples, os moradores presentes realçaram a absoluta necessidade da mudança do actual sistema. Com efeito, só o pensamento monolítico pode imaginar que o desenvolvimento acontece unidireccionalmente. A mudança, não significa por si, progresso ou regressão. E actualmente, importa procurar a confluência de opiniões e interesses (apoiados na técnica e na vivência dos moradores) com vista a uma solução equilibrada e sustentável.

Monday, November 06, 2006

"A Vida Oculta do Lixo"

Perante a inexistência de iniciativas de sensibilização na Quinta da Luz, apesar de já solicitadas há meses atrás pela AMQL às entidades responsáveis, e na ausência de videos em português (ou legendados) deixamos um interessante vídeo “Gone Tomorrow: The Hidden Life of Garbage” realizado por Heather Rogers, autora de um livro com o mesmo nome.
O documentário aprofunda a ideia de que a consciência ambiental, inerente à reciclagem, deveria se debruçar igualmente sobre os problemas da sobre-produção e da poluição industrial. Por outro lado, problematiza o modo como o sistema económico actual, em larga medida, se encontra baseado na 'obsolescência planeada', ou seja, na política de concepção de produtos que rapidamente se tornam inúteis para que sejam substituídos.
O filme vale também pelas importantes intervenções de Prof. Richard Walker da Universidade de Berkeley.

Friday, November 03, 2006

Parque de Residentes da Quinta da Luz: O Quê? Quando? Como? Ah foi...?


O estacionamento, como se sabe, constitui um dos maiores problemas da Quinta da Luz. De facto, a proximidade do Centro Comercial Colombo e do Estádio da Luz, sendo uma vantagem para os moradores, representa igualmente, um pesado ónus para o seu quotidiano. É extraordinariamente difícl estacionar no bairro a qualquer hora do dia.

Sem que fossemos consultados ou mesmo informados, os moradores da Quinta da Luz começaram o seu mês de Outubro sem o Parque de Residentes. Alguém, não se sabe quem, informou os utilizadores do parque que deveriam remover o seu veículo para que tivessem início obras de qualificação do espaço. Uma rede passou a vedar, por completo, a área de estacionamento.

De facto, tratava-se de uma área cedida temporariamente aos moradores do bairro mas que, produto do vandalismo urbano (destruição da cancela que garantia exclusividade a estes moradores), se tornou igualmente frequentada por qualquer automobilista da cidade. De qualquer modo, o parque representava uma bolsa de espaço que atenuava, ainda que minimamente, os problemas de estacionamento.

Estamos a par das várias versões que correm quanto ao destino do espaço. Mas refira-se que a AMQL, não tendo sido informada da decisão, questionou as várias entidades que, supostamente, deveriam ter conhecimento do ocorrido. Nenhuma entidade nos soube dar resposta.
Assim, para além dos problemas desencadeados pelo novo sistema de recolha de lixos, os moradores da Quinta da Luz vêem-se confrontados com o agravamento da situação de estacionamento.

Julgo que é uma altura importante para a reflexão-acção. Colabore nos nossos trabalhos e reuniões. Participe.